Licitações definem aquisição de cerca de 40 maquinários e equipamentos

Publicado em: 11/01/2019

Com empenho da Administração, os certames ocorreram com rapidez e geraram uma economia de mais de 1 milhão de reais que possibilitará novas aquisições

É de conhecimento da população que a Administração do Prefeito Jesus Chedid e Amauri Sodré assumiu a Prefeitura de Bragança Paulista com centenas de veículos transformados em sucata pela negligência e falta de zelo com a coisa pública, entre eles ambulâncias, viaturas, ônibus, caminhões e maquinários. Tudo isso prejudicou imensamente o andamento de serviços importantes para a cidade e a população.

Com o intuito de renovar toda a frota municipal, a Administração tem trabalhado arduamente para conquistar subsídios necessários para a compra de novos maquinários e equipamentos. Em dezembro de 2018, o Prefeito Jesus assinou o financiamento com a Caixa Econômica Federal – CEF para a compra de diversos itens que iniciarão a renovação. A operação de crédito no valor de R$ 7.987.122,00 junto à CEF, no âmbito do Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro, com o complemento de R$932.158,00 de recursos próprios do Município – totalizando R$8.919.280,00 para a aquisição de 68 itens entre equipamentos, veículos e maquinários.

O financiamento foi possível como resultado da política austera e de saneamento financeiro adotada pelo município com o apoio do Deputado Estadual Edmir Chedid, que intermediou as reuniões com a Caixa Econômica em Brasília, para discutir sobre a situação do município em relação ao crédito. Com o trabalho, a Prefeitura conseguiu aumentar o rating da cidade para a categoria ‘BB’; O rating é o indicador de que o Município tem saúde financeira suficiente para adesão aos programas de financiamentos junto ao Governo Federal e sua variação máxima é A.

Nesta semana, entre os dias 08 e 10 de janeiro, foram realizados dez processos na modalidade Pregão Presencial (números 304, 305, 306, 307, 308, 309, 310, 312, 314 e 315) para aquisição de 36 dos 68 veículos e maquinários. No primeiro dia de licitações, os valores compreenderam aquisição dos seguintes equipamentos: uma Motoniveladora – o menor preço ofertado foi de R$490.000,00, uma economia de R$18.000,00; 5 Retroescavadeiras o menor valor oferecido foi de R$200.000,00 para cada veículo, gerando uma economia de R$500.000,00; 2 Escavadeiras Hidráulicas – o menor preço foi de R$365.000,00, economia de R$159.980,00; 5 pás carregadeira, no valor de R$283.000,00 e economia de R$105.000,00.

Na quarta-feira (09/01), seguiram os certames para aquisição de 1 rolo compactador liso, pelo valor de R$296.010,00, gerando uma economia de R$2.990,00; 1 rolo compactador pé de carneiro, por R$300.000,00, resultando em uma economia de R$18.999,99 e 1 acabadora de asfalto, com valor fechado em R$659.000,00, gerando uma economia de R$17.248,76. Na ocasião, o Secretário Municipal de Serviços, Aniz Abib Junior, salientou que as aquisições de rolos compactadores são urgente, tendo em vista que o atual maquinário está em condições precárias de uso e constantemente é necessário para reparos e consertos em geral. 

Na quinta-feira (10/01) foram 2 tratores agrícolas no valor de R$92.000,00 gerando economia de R$31.999,98, 4 Veículos tipo Pick Up Cabine Dupla pelo valor unitário de R$147.500,00, uma economia de R$22.700,00 e a aquisição de 14 motocicletas, sendo seis com potência mínima de 300 cilindradas com o preço unitário de R$20.650,00, gerando uma economia de R$124.294,60.

Ao final desses pregões presenciais, a Administração Municipal economizou mais de um milhão de reais (R$1.001.213,33), que possibilitará novas aquisições e benefícios para a população bragantina. Os demais certames licitatórios para aquisição dos veículos e equipamentos restantes estão em andamento e em breve será publicado na Imprensa Oficial. Os editais, bem como as atas referentes a cada processo, podem ser consultados no Portal da Transparência (https://bragancapaulista.giap.com.br/apex/pmbp/f?p=839:1:13889989208885).

As sessões foram acompanhadas de perto pela Administração Municipal com a presença do Vice-prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito Jesus Chedid, os Secretários Municipais Darwin da Cruz Gonçalves (Administração), Dr. Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos), Ediberto Tosta (respondendo por Serviços) e Aniz Abib Junior, que apesar de estar de férias fez questão de acompanhar os pregões.