Orientações sobre a ‘Manobra Heimlich’ ajuda a salvar vida de bebê na zona rural

Publicado em: 16/01/2019

As orientações são feitas pela enfermeira da unidade ESF Água Comprida para todas as mães que tiveram bebês recentemente.

Na última semana de dezembro de 2018, Samanta R. da Silva salvou a vida de seu filho, Gustavo Henrique, de apenas dois meses, se lembrando das orientações sobre a ‘Manobra de Heimlich’ (método de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho), que recebeu através de consulta realizada na unidade ESF Água Comprida. 

Samanta contou que o pequeno Gustavo se engasgou com leite materno. De imediato, ela se lembrou das orientações que recebeu referente à ‘Manobra de Heimlich’ e, imediatamente, fez os procedimentos de desobstrução das vias aéreas, possibilitando que a criança expelisse todo o leite. 

“Agradeço aos profissionais de saúde pela sensibilidade de orientar e ensinar como proceder em casos de engasgos com criança. É importante que todas as mamães saibam como agir em um momento como este”, falou Samanta. 

Valdenora Xavier, enfermeira responsável pela unidade, afirma que é grande a preocupação dos profissionais com os pacientes em casos de possíveis emergências, devido a longa distância em uma zona rural. “Quando realizamos visitas domiciliares, ou, quando as mamães vêm até a unidade para primeira consulta, peço licença para a mamãe, pego a criança e demonstro previamente a manobra, de forma que se acontecer, a mãe possa replicar aqueles movimentos”, finaliza.