Prefeito Jesus discute reforço na segurança da rede bancária do município

Publicado em: 16/01/2019

Medidas preventivas tem como objetivo coibir a criminalidade estratégia é dificultar ação de criminosos.

Na tarde desta terça-feira (15/01), o Prefeito Jesus Chedid e vice Amauri Sodré receberam no Gabinete Executivo do Paço Municipal representantes das forças de segurança do município e gerentes de diversas agências bancárias para falar sobre ações preventivas e propostas de reforço na segurança da rede bancária no município. A iniciativa da Tenente Camila Cristina Brancalhão Martinho, 1ª Tenente - Comandante da 1ª Cia. da PM de Bragança, junto ao Prefeito tem como objetivo evitar qualquer tentativa de ações criminosas, a exemplo do ocorrido em Atibaia em dezembro do ano passado, quando criminosos explodiram três agências bancárias e entraram em confronto com a Polícia Militar, resultando na morte de um cabo da PM.

A Tenente Camila sugeriu às agências bancárias estratégias de segurança mais especializada. “Os criminosos vêm ao interior porque acreditam que a segurança é mais ineficiente, e será mais fácil a prática do crime. Com ações preventivas, a ideia é que Bragança não seja atrativa para eles”, afirmou a Tenente. Os gerentes dos bancos ouviram atentamente as propostas e a Tenente Camila encaminhará ata de reunião às agências para estudo de estratégias. Será realizada nova reunião agendada para o dia 12 de fevereiro no Paço Municipal para desenvolver as sugestões emergenciais, que demandam pouco investimento e geram grandes resultados preventivos. 

Ainda na reunião, a Tenente Camila explicou aos gerentes bancários a importância de ações preventivas e sugeriu táticas de segurança que serão realizadas em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. Além disso, a Tenente falou dos esforços da Polícia Militar em criar tropa especializada para a segurança no município e contar com o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) com sede em Bragança. O Prefeito Jesus Chedid todo o apoio da Prefeitura e afirmou que o Deputado Estadual Edmir Chedid está trabalhando junto ao Governador João Dória para tratar do assunto, lembrando que no dia 01 de fevereiro o Governador visitará a cidade, sendo Bragança Paulista sua primeira visita no interior. 

O Prefeito Jesus Chedid destacou a importância da reunião, afirmando que um policiamento preventivo bem feito elimina qualquer tentativa de ações criminosas e gera a sensação de segurança na população. Ele reiterou total apoio da Prefeitura para melhorar a segurança na cidade. “Estamos aqui para tratar de várias medidas visando um único sentido: a segurança da população”. 

Dr. Carlos Eduardo Martins, Delegado da Seccional de Bragança, agradeceu o apoio da Prefeitura na integração das forças de segurança em prol do município afirmando que torna o trabalho das polícias Civil e Militar mais efetivo, lembrando das reuniões do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança Pública em Bragança Paulista,  grupo de pessoas que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, que voltaram a ser realizadas nesta Administração. 

As Polícias Civil e Militar ressaltaram a importância de qualquer registro de ocorrência para que possa traçar estratégias de combate ao crime no município, e a Prefeitura reforça à população a orientação de denunciar e registrar todo e qualquer tipo de atividade ou prática criminosa junto à Polícia para que assim possa melhorar a segurança de Bragança. 

Participaram da reunião o Prefeito Jesus Chedid, Vice Amauri Sodré, os secretários municipais Luciano Ap. de Lima (Finanças), Alexsandro Olegário da Silva (Segurança Pública), a 1ª Tenente - Comandante da 1ª Cia. da PM de Bragança Camila Cristina Brancalhão Martinho, Dr. Carlos Eduardo Martins, Delegado da Seccional de Bragança, Dr. Glauco , Vereador Paulo Mário, Tenente  Dorival Francisco Bertin, e representantes das instituições financeiras Banco Mercantil do Brasil, Bradesco, Santander, SICREDI, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.