Secretaria Municipal de Educação tem novos projetos para 2019

Publicado em: 30/01/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, continuará desenvolvendo projetos realizados em 2018 e implantará novos para 2019 com várias parcerias. Até o momento, serão 8 projetos desenvolvidos durante o ano, sendo:

Proerd – um projeto permanente que já existe há muitos anos e consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escola e família. Tem o objetivo de prevenir o uso de drogas, a violência entre os estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Terá início no mês de março, com crianças do 5º ano e as Escolas participantes ainda serão definidas. 

Bombeiro Educador – foi iniciado em decorrência da criação da Lei Lucas – Lei nº 13.722 de 4 de outubro de 2018, após a iniciativa da família do menino Lucas Begallo, que morreu engasgado em uma excursão escolar. O menino não recebeu os primeiros socorros dos profissionais que o acompanhavam e só teve atendimento depois da chegada do SAMU, morrendo em decorrência do fato. A partir de 2020 a capacitação em Primeiros Socorros para funcionários de escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Básico será obrigatória, para dar suporte a estudantes em situações de emergência, sendo válida em todo o território nacional. 

No município, esse projeto será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista. Com início em fevereiro de 2019, proporcionará, inicialmente, conhecimentos e princípios éticos nas crianças, o respeito à pluralidade, a valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde, socorro e inserção no mundo globalizado de forma consciente e crítico transformadora. Será feito com todos os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental e as Escolas ainda serão selecionadas. 

TG – Patrulha Mirim – Tem como finalidade levar os conceitos de cidadania e civismo, por meio de palestras e práticas de ordem unida, além de fomentar no aluno a disciplina e o patriotismo. Será desenvolvido na E.M. DR. Francisco Murilo Pinto para todas as crianças do 5º ano do período da tarde a partir de agosto de 2019. 

Dirigindo para o Futuro – Educação no Trânsito – Maio Amarelo – já realizada durante o mês de maio do ano de 2018, é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade envolvendo diversos órgãos com parceria com a secretaria de trânsito e segurança e apoio dos guardas-civis municipais. As escolas que desenvolverão o projeto ainda serão definidas, participarão crianças da Educação Infantil de 4 e 5 anos e do 1º ano do Ensino Fundamental, com início previsto para o mês de abril. 

Robótica Nas Escolas – Um processo que já foi iniciado em 2018, tem como objetivo além do ensinamento de coisas concretas, proporcionar aos alunos o desenvolvimento do trabalho em equipe, o raciocínio lógico, resolução de problemas e outros valores possíveis de serem adquiridos através da Robótica. O Projeto será desenvolvido nas seguintes escolas de Ensino Fundamental: E.M. Augusto Vasconcellos, E.M. Professor Carlos Frederico dos Santos Silva, E.M. Profª. Creusa Gomes de Azevedo, E.M. Profª. Nilza Faria, E.M. Prof. Abner Antonio Sperendio, E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid – para as crianças de 5º ano e na E.M. Desembargador Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira para todas as crianças do Ensino Fundamental, com início no mês de fevereiro. Para o desenvolvimento desse projeto será realizado formação para os professores e estagiários das escolas contempladas. 

Horta Educativa – É um projeto que já foi iniciado o ano passado, sendo uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Agronegócios e Secretaria de Saúde. O objetivo é de fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares. Além disso, busca integrar os pais para incentivar toda família a adotar hábitos saudáveis de alimentação. Sua importância pedagógica está na estratégia de se trabalhar com a prática, facilitando o trabalho do professor e ajuda na assimilação do aprendizado das crianças de maneira global. 

As Unidades Escolares contempladas com esse projeto foram a E.M. Padre Donato Vaglio e a E.M. Professor Abner Antonio Sperendio, sendo desenvolvido por todos os alunos do Ensino Fundamental desde agosto de 2018. Essas escolas receberam um kit composto pelos seguintes materiais: carrinho de mão, enxada, rastelo, pá, kit jardinagem, regador, mangueira, bandejas para mudas, sementes, caderno do educador, caderno de atividades da criança, caderno da família com a intenção que de continuidade as práticas em suas residências. 

JEEP – Jovens Empreendedores Sebrae – É uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae, com a proposta de uma educação empreendedora para o Ensino Fundamental. Possui o objetivo de incentivar os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. O projeto já foi realizado no ano de 2018 na E.M. Professor Desembargador Paulo Sérgio F. de Oliveira e será ampliado nesse ano de 2019 para as escolas do Campo, atendendo todas as crianças do Ensino Fundamental, começando com a formação para os gestores desenvolverem o projeto no mês de março. 

Projeto História Viva – Lar São Vicente de Paula(Jardim Público) – Todas as Escolas Rurais de Ensino Fundamental participarão. A ideia central do projeto é promover o contato entre crianças e idosos usando como palco as escolas, para que através de atividades lúdicas, de culinária, música e contato com a natureza exista a troca de carinho e conhecimento.