Abertas as inscrições para o curso gratuito de Olericultura Orgânica para produtores rurais

Atualizado em: 04/02/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Bragança Paulista, informa aos produtores e trabalhadores rurais que estão abertas as pré-inscrições para o curso gratuito de Olericultura Orgânica (horta orgânica). 

O objetivo desse curso é capacitar profissionalmente pequenos produtores e trabalhadores rurais na produção de olerícolas em sistema orgânico, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e menor agressão ao meio ambiente, dando ênfase à formação de agentes multiplicadores naturais. 

Com um total de 128 horas, o participante aprenderá sobre o preparo do solo, compostagem, produção de mudas, plantio, tratos culturais, pragas e doenças, colheita e beneficiamento, custos de produção e comercialização. Ao final do programa, os participantes aprovados receberão certificados de conclusão do curso. 

A Olericultura é a área da horticultura que trata da produção e exploração de hortaliças, englobando culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos como, por exemplo, alface, cenoura, chuchu, tomate, couve, entre outros. Por possuírem ciclos biológicos curtos, proporcionam mais de um cultivo por ano, gerando boa rentabilidade em uma pequena área. 

Os interessados deverão comparecer até a próxima sexta-feira (08/02), com os documentos pessoais e comprovante de residência para preenchimento das fichas, ou na Secretaria de Agronegócios, localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) – telefone (11) 4035-7670, ou no Sindicato Rural de Bragança Paulista, localizado na Rua Cândido Moraes Leme, nº 455 – telefone (11) 4034-0440.

Salientando que a inscrição será efetivada no dia 14/02, às 14h, no Sindicato Rural, quando acontecerá o primeiro encontro, com apresentação do curso e definição das datas das aulas que acontecerão de março a outubro, com dois encontros mensais. Para isso, o interessado deverá comparecer com o RG e comprovante de endereço. Ao todo, estão sendo oferecidas 20 vagas.