Novas creches zeram fila de espera por vagas em Bragança

Publicado em: 11/02/2019

A qualidade na educação é uma das prioridades da Administração do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré e faz parte do plano de governo desta gestão. Por isso, o trabalho em prol desta área e os investimentos são contínuos, seja para melhorar a qualidade de ensino com a capacitação dos profissionais, ou para melhorias na estrutura das unidades educacionais.

A população de Bragança começa o ano de 2019 com uma conquista que espera há muito tempo: zerar a fila por vagas nas creches. Com a criação das 4 novas creches - Escola Municipal Bairro Padre Aldo Bolini, Escola Municipal Bairro Vista Alegre, Escola Municipal Conjunto Habitacional Saada Nader Abi Chedid e Escola Municipal do Bairro Taboão (prédio da antiga Colibri), as vagas ofertadas passam de 800 e suprem um dos problemas enfrentados pela população há mais de 10 anos.

Foram diversas tratativas que contaram com intenso trabalho do Deputado Edmir Chedid para possibilitar as criações das escolas, e nesta segunda-feira (11/02), o Vice-Prefeito Amauri Sodré representando o Prefeito Jesus Chedid, acompanhado pelo Secretário Municipal de Educação Adilson Condesso e assessoras da Secretaria estiveram na Creche Vista Alegre para acompanhar o início das aulas.

Na ocasião, a Administração verificou a estrutura dos locais e o Vice-Prefeito Amauri conversou com os pais dos alunos, que manifestaram alegria e agradeceram à Administração a oferta das vagas nas creches, oferecendo tranquilidade com relação ao atendimento dos filhos em locais adequados com boa infraestrutura, além de possibilitar a liberação dos pais para o trabalho.

A creche do Bairro Vista Alegre tornou-se realidade graças ao trabalho do Deputado Edmir Chedid na recuperação do convênio junto ao Governo do Estado que havia sido perdido pela gestão anterior. A unidade oferece cerca de 200 vagas para crianças de 4 meses até 3 anos.  No momento estão funcionando seis (06) salas de período integral (7h30 às 11h) sendo 1 berçário, 2 Infantil I, 1 Infantil I E II, 1 Infantil II e 1 Infantil III. Já estão prestando serviço na escola 6 professores e 8 pajens contratados pela empresa com o acompanhamento da Supervisora Adriana Oliveira e a Direção de Merolina  Ariane de A. Moraes, também professoras efetivas de carreira no município. Essa escola também atenderá cerca de 200 crianças de 4 meses a três anos.

É importante ressaltar que ainda há vagas na creche. Os pais que tiverem interesse devem comparecer na escola no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h para fazer a inscrição.

A Creche do Bairro Lago do Taboão, que teve o prédio cedido pelo estado para uso do município através de solicitação do Deputado Edmir Chedid ao Governo do Estado, está atendendo três salas em período integral, no horário das 7h30 às 17h , atendendo crianças de 1 a 3 anos: Infantil I, Infantil II e Infantil III, contando com 4 professoras, três pajens e duas serventes contratadas pela empresa IBC , responsável pela Gestão Compartilhada no Município com o acompanhamento da Supervisora Fátima Del Col e a diretora Magda de Lima C. S. Sanchez, professoras concursadas, funcionárias de carreira do município.    

A possibilidade de colocar as unidades escolares em funcionamento imediato se deve à implantação da gestão compartilhada, oferecendo melhor aproveitamento do corpo docente e gerando novos empregos na cidade . O problema de vagas nas creches em Bragança existe há mais de 10 anos, e agora foi sanado por mais uma ação da atual Administração em prol da Educação.