Atividades em piscina para alunos da rede com necessidades especiais começaram essa semana

Atualizado em: 14/02/2019

Nesta segunda-feira (11/02), os alunos da rede municipal portadores de necessidades especiais iniciaram as atividades na piscina da E.M. Professor Abner Antônio Sperendio, localizada no Bairro Planejada II. As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, no período da manhã e da tarde e são ministradas por Professores de Educação Física da Rede Municipal com especialidade nessa área.

As aulas têm como objetivo descobrir as diferentes possibilidades que a natação pode proporcionar para as crianças com necessidades especiais, trabalhando com atividades lúdicas sempre considerando que cada criança com deficiência tem suas especificidades. As propriedades físicas da água (densidade, pressão hidrostática, viscosidade, entre outras), são influenciadores tanto no aspecto fisiológico como psicológico. Com a contração e relaxamento muscular, haverá estímulos necessários para o desenvolvimento do controle respiratório e da aptidão cardiorrespiratória, consequentemente existirá também o auxílio no desenvolvimento da fala. Também são utilizados nas aulas materiais didáticos que estimulam a criatividade permitindo a criança imaginar e criar movimentos com e sem deslocamentos.

A água oferece a experiência de encontrar-se o corpo sendo atuado por duas forças principais: gravidade ou impulso para baixo e flutuação ou impulso para cima. Ela proporciona o potencial de exercício em três dimensões que não pode ser realizado em terra. Há estimulação maciça para treinamento perceptual visualmente, auditivamente e através dos receptores da pele, devidos aos efeitos da turbulência, calor e pressão hidrostática. Há também respiração melhorada, controle do equilíbrio e controle rotacional.

As atividades são oferecidas pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação para alunos portadores de necessidades especiais, que possuem laudos médicos e já foram atendidos pelos profissionais do NAA – Núcleo de Apoio a Aprendizagem e tem a necessidade comprovada de realizar esse tipo de atividade. Toda sexta-feira é realizada a limpeza e manutenção da piscina.