Nova reunião na Prefeitura tratou de medidas de segurança na rede bancária em Bragança Paulista

Atualizado em: 14/02/2019

Na tarde da última terça-feira (12/02), com o intuito de implementar medidas preventivas de segurança da rede bancária do município, o Prefeito Jesus Chedid e o Vice Prefeito Amauri Sodré receberam, no Gabinete do Executivo, representantes das Forças de Segurança, Gerentes de Agências de Bragança Paulista e Diretores de Segurança Regionais de cada Instituição.

Essa é a segunda vez que o Executivo se reúne com esses profissionais, visando criar mecanismos de defesa, estando a frente dos criminosos que buscam obter vantagem financeira e não reagir apenas na crise, quando o furto bancário ocorre de fato. Para isso é necessário que haja a união de esforços da Administração Municipal, Polícias Civil e Militar e Instituições Bancárias.

A Tenente Camila Cristina Brancalhão Martinho, 1ª Tenente - Comandante da 1ª Cia. da PM de Bragança, salientou que serão implementadas medidas de seguranças efetivas nas agências a fim de evitar furtos nesses locais, bem como na repressão imediata desse crime e prisão dos autores. “As pessoas que estão aqui possuem bagagem técnica e competência. Queremos que Bragança seja um modelo de atuação na prevenção e exercício da cidadania”, reforçou a Tenente.

Na ocasião, o Capitão da PM Maurício Vieira Moura Gomes, coordenador operacional da 1ª Companhia do 34º BPM/I, fez uma breve apresentação sobre os dados anuais da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do 34º Batalhão da Polícia Militar do Interior, das ações administrativas/operacionais, o triângulo do crime (banco, infrator e ambiente) e ações que poderão ser adotadas em Bragança Paulista como diminuir a atratividade ao criminoso, dificultar o acesso ao interior da agência, treinamento dos funcionários e compartilhamento de informações.

Durante a reunião, os presentes puderam sugerir medidas, apresentar o que cada instituição já oferece em relação a segurança nas agências, adquirir novas ideias que poderão ser implantadas, bem como estreitar o relacionamento com outras instituições, Prefeitura e Forças de Segurança.

O Prefeito Jesus Chedid aproveitou a oportunidade para parabenizar a atitude da Polícia Militar e da Polícia Civil com as agências bancárias e seus clientes. “As Forças de Segurança sabem como agem os bandidos, com armamento pesado e cada vez mais atualizados. Precisamos nos preparar, por isso deixo a Prefeitura à disposição, bem como a Guarda Civil Municipal. Estamos fazendo uma reformulação tecnológica para dar mais segurança à população”, afirmou o Prefeito Jesus.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 19 de março, no Paço Municipal para que os Gerentes de Agências de Bragança Paulista e Diretores de Segurança tenham tempo de informar os superiores, planejar medidas que poderão ser adotadas e no próximo encontro apresentar o que conseguiram traçar e o que precisam para alcançar esse objetivo. Para o Delegado Dr. Sandro Montanari Ramos de Vasconcellos, essas reuniões mostram a preocupação com a segurança e com a população, sendo uma ação inédita na região.

Estiveram presentes nessa reunião o Prefeito Jesus Chedid, o Vice Prefeito Amauri Sodré, os Secretários Municipais Dorival Francisco Bertin (Segurança e Defesa Civil), Luciano Ap. de Lima (Finanças) e Tiago José Lopes (Assuntos Jurídicos), o Capitão da PM Maurício Vieira Moura Gomes, coordenador operacional da 1ª Companhia do 34º BPM/I, Tenente Camila Cristina Brancalhão Martinho, 1ª Tenente - Comandante da 1ª Cia. da PM de Bragança, o Delegado de Polícia Titular do 1º Distrito Dr. Sandro Montanari Ramos de Vasconcellos, da Seccional de Bragança, Gerentes de Agências de Bragança Paulista e Diretores de Segurança Regionais de cada Instituição (Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Sicredi e Banco Mercantil do Brasil).