Projeto Jovens Empreendedores será ampliado na rede municipal de ensino

Publicado em: 14/02/2019

Dando sequência aos trabalhos em prol da educação, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o SEBRAE vai ampliar o programa JEEP – Jovens Empreendedores Sebrae. O projeto foi realizado no ano passado na E.M. Professor Desembargador Paulo Sérgio F. de Oliveira e neste ano contemplará as escolas do Campo, atendendo todas as crianças do Ensino Fundamental.

O projeto será desenvolvido a partir de março. Na manhã desta quinta-feira (14/02) aconteceu a formação para os gestores, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA) com o palestrante Marcelo da Silva Duarte, responsável Regional do Sebrae Jundiaí.

As Escolas de Ensino Fundamental que desenvolverão o projeto durante o ano de 2019, com alunos do 1º ao 5º ano serão as seguintes: E.MR. João Rissardi Junior, no Bairro Água Comprida, E.M.R. Profª. Arline Menin Andrade, no Bairro Agudo do Menin, E.M.R. Agudo dos Frias , no Bairro Agudo dos Frias, E.M.R. Eugênia de Souza Camargo, Bairro Biriça do Campinho, E.M.R. Maria José de Campos Dorigo, Bairro Boa Vista, E.M. Professora Fernanda Ximenes Fernandes, Bairro da Marina, E.M.R. Bairro Guaripocaba dos Souzas, E.M.R. Bairro Araras dos Mori, E.M.R. Araras dos Pereira, E.M.R. Bairro Biriça, E.M.R. Bairro Campo Novo, E.M.R. Professora Lenar Alvarez S. Acedo , Bairro do Agudo, E.M.R. Bairro Estiva do Agudo, E.M.R. Therezinha de Lima Bellotto, Bairro Mãe dos Homens, E.M.R. Guaripocaba da Estação, E.M.R. Monsenhor Pedro Paulo Farath, Bairro Bom Retiro e E.M.R. Bairro Morro Grande da Boa Vista.

 

O Programa Nacional da Educação Empreendedora, visa promover o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção sustentada no mundo do trabalho, com o objetivo de romper o modelo de uma prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras. É importante salientar que na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar aos nossos alunos os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade. É necessário capacitá-lo a construir caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar teoria e prática.

A educação empreendedora é também o cerne e o principal vetor do desenvolvimento dos países e regiões que aspiram ver seus jovens se tornarem grandes cidadãos e empreendedores, que é também um dos objetivos da educação em Bragança – Paulista, fortalecer a crença num futuro melhor em cada um seja capaz de construir e evoluir.