Ações de educação ambiental têm início nas Escolas Municipais de Bragança Paulista

Publicado em: 20/02/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, em parceria com a Associação Mata Ciliar, realiza, desde 2018, atividades em Escolas do Campo, com ações de educação ambiental voltadas à importância e necessidade de proteção da biodiversidade. 

Na última quinta-feira (14/02), foi dado início ao Projeto “Aprendendo com a Natureza”, com realização de atividades na E.M. Comendador Hafiz Abi Chedid e E.M. Professor Carlos Frederico dos Santos Silva. O objetivo desse programa é conscientizar as crianças sobre a relação entre o homem e o animal silvestre, através de atividades lúdicas, proporcionando, quando possível, o contato direto com alguns animais nativos da região(animais taxidermizados – empalhados). 

No dia 21/02, as atividades serão realizadas na E.M. Professora Lúcia Helena Pugiali e na E.M. Professora Jandyra Costa Valente. Finalizando as atividades do mês de fevereiro, dia 28/02, na E.M. Coronel Ladislau Leme. Nessa primeira etapa do projeto, foram atendidos cerca de 750 alunos. 

Esse conjunto de ações visa a formação de pessoas mais conscientes e preocupadas com a conservação ambiental, visando o uso sustentável dos recursos naturais do nosso Município e a proteção da fauna e da flora local. As ações fazem parte do Programa de Educação Ambiental, que são realizadas continuamente e serão estendidas a todas as Escolas Municipais. 

Como o nosso País é um dos líderes em biodiversidade no mundo, a responsabilidade do Brasil em proteger tal riqueza é enorme e a Educação Ambiental é fundamental nesse processo. Em abril de 1999 a Educação Ambiental passou a contar com a Lei nº9795/99 que a oficializa como área essencial e permanente em todo processo educacional do país.