Guarda Civil Municipal atua em ocorrências no final de semana

Publicado em: 12/03/2019

A segurança pública é uma das grandes preocupações da Administração Municipal, definir políticas públicas estratégicas que contribuam no combate à criminalidade e trazer novos investimentos nessa área para garantir mais segurança para a população bragantina.

Nesse aspecto, muitas são as melhorias trazidas pela Administração, como as novas viaturas para a Guarda Civil Municipal, investimentos com equipamentos, armas, munição, fardamento, capacitações, entre outros. Além disso, a assinatura do Convênio com o Governo do Estado para a Atividade Delegada no Município, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada e os serviços do Programa Detecta. Muito tem sido feito em prol de uma cidade mais segura.

O trabalho da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal se destacam nas ações em prol da segurança pública da cidade. Neste final de semana foram várias autuações, flagrantes e operações em conjunto às Forças Policiais (Polícia Civil e Polícia Militar).

Na sexta-feira à noite (08/03), foi realizada operação fecha bar com apoio da fiscalização da Receita em conjunto com a Polícia Militar, acompanhada pelo 1° Tenente PM Ariel e pelo Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil Dorival Bertin. Na operação, foi fechado o bar "Pub Lotus", localizado na Av. Alpheu Grimelo, n°340, por falta de alvará e o proprietário orientado a reabrir somente com a documentação regularizada.

No sábado, a equipe da Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM) realizou a captura de dois procurados da justiça, Sérgio Rodrigues Salgado e Wanderley Chrisostomo da Silva, pelos crimes descritos no artigo 33 da Lei 11343/2006 – Lei de Drogas (Antidrogas) após abordagem em moto patrulhamento. Além disso, a Guarda Civil e a Polícia Civil realizaram um flagrante de tráfico de drogas no conjunto Habitacional Nicola Cortez – um indivíduo maior de idade foi autuado em flagrante e outro menor entregue ao responsável para posteriormente ser apresentado ao Ministério Público, foram apreendidos R$120,00, 2 pedras de crack, 2 porções de Skank, 12 porções de maconha e 72 tubetes de cocaína.

Com o apoio da Central de Comunicação Operacional – CCO, em mais uma ação em conjunto à Polícia Civil, a equipe da GCM logrou êxito em abordar dois menores na prática de tráfico de drogas, em bairros distintos, sendo um na Vila Flora e outro no Conjunto Habitacional Nicola Cortez III. Ambos foram apreendidos ficando à disposição da justiça e as ações resultaram na apreensão de R$ 1.088,00, 59 pedras de crack, 40 porções de cocaína "Aricanduvas", 38 porções de maconha, 1 pedaço de maconha e 7 frascos de lança perfume.

Após informações de populares sobre uma pessoa que estava quebrando a vitrine de uma ótica próximo à Droga Raia, a equipe da GCM se descolocou e abordou um indivíduo que segurava uma sacola com vários óculos de sol de marca. Foi dada voz de prisão ao abordado e a GCM foi até a ótica Katyta, da Rua Antônio da Cruz, onde constataram o furto. Se deslocaram ao plantão policial onde foi elaborado auto de prisão em flagrante.

No domingo, após várias ligações à Central de Comunicação Operacional – CCO por conta de uma festa que estava acontecendo num bar no bairro Campo Novo com perturbação de sossego. Se deslocaram ao local uma viatura da GCM, uma da Patrulha Rural e um fiscal da Secretaria do Meio Ambiente que também havia recebido denúncia sobre o mesmo fato. A ação foi paralisada e os responsáveis notificados pelo fiscal.

Na operação de fiscalização em bares, realizada em 23 de fevereiro, foram fiscalizados 9 bares e três deles fechados por falta da documentação exigida, e um proprietário conduzido ao plantão policial por desobediência.