Administração Municipal estimula escolas municipais a participarem de evento sobre astronomia

Publicado em: 18/03/2019

22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e 13ª Mostra Brasileira de Foguetes serão realizadas em maio

A Administração Municipal, sempre parceira e interessada em contribuir com a permanente capacitação de seus professores e aproveitando o natural interesse dos alunos por assuntos ligados ao Mundo Científico, está enviando para todas as Escolas da Rede Municipal uma carta convite  recebida pelo Astrônomo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle , Presidente  da Comissão Organizadora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Presidente da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), para que os diretores das escolas interessadas em participar possam preencher a ficha de cadastro. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de números mínimos e máximos de alunos, dando assim oportunidade para que sejam descobertos jovens talentos através da  participação dos eventos. 

Apesar da participação ser voluntária é importante ser estimulada, pois em geral os alunos, professores e diretores acham que não sabem o bastante sobre Astronomia e Astronáutica para participarem, o que é um tremendo engano , pois a OBA  pretende muito mais ensinar do que avaliar o que já se sabe sobre estas ciências e a MOBFOG , por outro lado é uma Olimpíada inteiramente experimental e consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível. 

As escolas inscritas receberam todas as informações e materiais a serem trabalhados para participação na Olimpíada. Ao final todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores, além de brindes e materiais didáticos. 

A Olimpíada ocorre dentro da própria escola, em uma única fase e esta edição será realizada  no dia 17 de maio, no horário mais conveniente para a Unidade Escolar. No mês de setembro será divulgado o resultado informando quais Escolas participantes tiveram alunos medalhistas. 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra de Foguetes (MOBFOG), são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (AEB), com recursos provenientes do Conselho Nacional  de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, pertencente ao Ministério da Ciência Tecnológica e Inovação (MCTIC) e conta com patrocínio da UNIP – Universidade Paulista, por isso é preciso de uma grande parceria das Secretarias Municipais de Educação de todo país para realização da Olimpíada. 

No ano de 2018 em Bragança Paulista teve a participação da E.M. Professora Nilza Faria, que atende alunos do Ensino Fundamental e fica localizada no Jardim Morumbi. O aluno Felipe Rodrigues Vicente que cursava o 5º ano recebeu a medalha de bronze por ter atingido uma das melhores notas na prova, onde participaram no total 774.332 alunos e 8.456 de todo País.