Prefeitura mobiliza mais de 100 funcionários no ‘Arrastão de Limpeza e Combate ao mosquito Aedes

Publicado em: 13/02/2017

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica, e com apoio da Secretaria Municipal de Serviços, realizou neste sábado, 11 de fevereiro, a operação "Arrastão de Limpeza contra o Aedes aegypti" que começou na Zona Norte, nos bairros Planejada II, III e Parque dos Estados.

O objetivo foi intensificar o número de visitas a imóveis e reduzir os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Foram 85 agentes comunitários e 9 agentes de controle de endemias nas ruas, realizando visitas e orientações em 1748 residências. Criadouros do mosquito e larvas foram encontrados em 35 recipientes, eliminados imediatamente durante a ação dos agentes. Mais de mil residências se encontravam fechadas ou os agentes não foram autorizados a entrar durante o Arrastão.

A equipe da Secretaria Municipal de Serviços, com mais de 20 servidores municipais, percorreu as ruas recolhendo recipientes vazios, como garrafas, potes, latas, vasos sanitários, ou qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro do mosquito.  Foram 15 caminhões de materiais inservíveis recolhidos.

“Fiquei surpresa e ao mesmo tempo agradecida em receber a visita e ser orientada pelas agentes. Tenho mantido limpo o quintal, mas mesmo assim encontramos vasilhas que podem acumular água, então já vou retirar e o que não mais me serve, estarei colocando no bota-fora”, afirmou Maria Luiza Domingues, residente na Rua José Sanches.

O senhor Reginaldo Florindo da Silva, morador do Parque dos Estados, também fez questão de parabenizar a ação “Só tenho a agradecer a todos que estão empenhados em realizar este trabalho contra o mosquito transmissor da dengue, estamos firmes nessa luta assimilando todos os esclarecimentos e orientações das agentes comunitárias. Parabéns às secretarias envolvidas e ao prefeito Jesus pela preocupação com a nossa comunidade”.

No próximo final de semana, o Arrastão continuará atuando na Zona Norte, nos bairros Planejada I, Julieta Cristina, Green Park, Jardim Iguatemi, Quinta dos Vinhedos, Vista Alegre e Jardim São Miguel. A ação acontecerá em toda a cidade até julho.

A Prefeitura de Bragança Paulista conta com toda a população nessa luta e solicita aos moradores que coloquem esses materiais nas calçadas, em frente as suas residências, na sexta-feira à noite, para que sejam recolhidos no sábado pela manhã.