Alunos das Escolas contempladas pelo Programa Horta Educativa darão início ao plantio das mudas

Atualizado em: 21/03/2019

Na última terça-feira (19/03), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizou a colocação de terra especial nos canteiros da Escola E.M. Padre Donato Vaglio, no bairro Vila Bianchi, e da Escola Municipal Abner Antônio Sperendio, no bairro Planejada II, para que as crianças possam iniciar o plantio das mudas do Programa Horta Educativa. 

Esse programa é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUSSESP) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (executor do projeto), com as Prefeituras, por meio dos Fundos Sociais Municipais (que exercerão a coordenação do projeto nos municípios) e secretarias municipais. 

O lançamento do Projeto ocorreu em 2018, com a entrega de diversos materiais às crianças para utilizarem no plantio como: carrinho de mão, enxada, enxadão, ancinho/rastelo, pá, garfo, rastelo, regador, mangueira e sementes diversificadas. Além disso, há todo um material didático composto pelo caderno do educador, caderno de atividades da criança, caderno da família e caderno do cuidador da horta, envolvendo todos na realização das atividades propostas. 

Com o objetivo de levantar a reflexão sobre a importância de trabalhar temas como a Educação Ambiental e Nutricional, de forma que os alunos compreendam que fazem parte do sistema vivo e interativo, o Programa proporciona o primeiro contato com a terra e com a produção de alimentos. A horta ainda serve como apoio didático no desenvolvimento de conceitos de alimentação, cuidados com o meio ambiente e cidadania, pois é um ambiente pedagógico multissensorial. 

Dessa forma, as crianças se tornam agentes multiplicadores do conhecimento, incentivando a produção doméstica de hortaliças pela família, o que pode gerar uma nova fonte de renda. Os alimentos produzidos na escola serão utilizados na preparação da merenda escolar. 

A Administração Municipal tem a intenção de levar esse Programa para outras Unidades da Rede Municipal, para que mais crianças tenham a oportunidade de adquirirem esses conhecimentos.