Espaço Árvore - Programa permanente da Administração beneficia arborização urbana 

Publicado em: 28/03/2019

Programa pretende expandir arborização para diversas áreas públicas da cidade, integrando com o Piloto Floresta Urbana. População também pode plantar essa ideia e aderir ao programa.

A Administração Municipal segue com as ações em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população, por meio dos programas e projetos adotados pela Secretaria do Meio Ambiente. Nesse sentido, uma das áreas de relevância para a cidade é a arborização urbana e a qualidade dos programas que envolvem essa temática.

Neste viés, projetos e programa permanentes continuam em execução na cidade com o intuito de propiciar um meio ambiente mais equilibrado e, consequentemente, mais qualidade de vida para a população, como o Projeto Piloto Floresta Urbana e o Espaço Árvore que enfatizam a importância da arborização nos centros urbanos.

O Espaço Árvore visa a arborização urbana em frente aos prédios públicos, respeitando o espaço necessário para o pleno desenvolvimento das árvores. Num levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras foram mapeados os prédios públicos para a implantação do programa. A Administração previu a execução em 30% deles entre 2018-2019, outros 30% entre 2019-2020 e os outros 40% entre 2020-2021.

A concretização das implantações mencionadas no cronograma dependerá de análise das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Obras e de Serviços, de modo a não prejudicar a acessibilidade e tráfego de veículos nos locais, bem como da existência de recursos financeiros disponíveis para tanto. Desse modo, entrarão para a porcentagem mencionada no cronograma, somente os prédios compatíveis com tal instalação.

Apesar das dificuldades de implantação dos espaços tendo em vista que maioria das calçadas do Município são estreitas, a implantação dos espaços árvores teve início no ciclo de 2018, com 48 espaços árvores em diversos prédios públicos com respeito às normas de acessibilidade. Parte das implantações fazem parte do Programa Conciliação Socioambiental e foram implantadas por meio de TAC´s com infratores.

No início de 2019, as ações continuaram, nos primeiros meses já foram implantados mais 15 espaços árvores e a previsão até o final do ciclo, conforme cronograma, serão mais 37 espaços. 

O objetivo do programa é melhorar as condições de espaçamento adequado entre as bases das espécies. Dessa forma, as árvores poderão se desenvolver em plenitude, sem comprometer a infraestrutura do calçamento ou causar qualquer espécie de rachadura. A técnica permite, de maneira geral, o crescimento saudável e garante a integridade arbórea.

O espaço pode ser implantando em calçadas de no mínimo dois metros de largura e corresponde a 40% da largura da calçada, ou seja, 80 centímetros, e comprimento de, no mínimo, o dobro da largura, devendo ser mantida a faixa de pedestre de, no mínimo, 1,20 metro de largura. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4033.1870 ou 4034.6780.