Administração Municipal realiza uma cerimônia em comemoração aos 27 anos da Associação de Escritores de Bragança Paulista - ASES

Publicado em: 28/03/2019

Na noite da última quarta-feira (27/03), a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou uma cerimônia em comemoração aos 27 de anos de fundação da Associação de Escritores de Bragança Paulista - ASES.

O evento aconteceu na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Av. Alpheu Grimello. Na ocasião, a Secretária Vanessa Nogueira falou sobre o cuidado na preparação dessa comemoração, que foi realizada com muito carinho por determinação do Prefeito Jesus Chedid e Vice-prefeito Amauri Sodré. Com a reforma da Secretaria, foram colocados poemas feitos pelos escritores da ASES nos bancos da área externa e nas parede da área interna da Secretaria.

Segundo a ex-presidente e diretora financeira da ASES, Henriette Effenberger, a Associação possui entre 60 e 70 publicações de livros, já realizou cerca de 25 concursos estudantis e 25 concursos nacionais. “A ASES foi uma divisora de águas na cultura de Bragança Paulista, por meio dela movimentamos a literatura, o resgate de memórias e tradições. Para nós é um momento de orgulho e alegria estarmos aqui hoje, pois é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho”, enfatizou Henriette. Além disso, ela informou que o Concurso Estudantil 2019 terá como tema: Igualdade na Diversidade e o regulamento será lançado em abril, poderão participar alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Em 2019, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade Cultural reconheceu a Associação de Escritores de Bragança Paulista como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), comprovando que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.

Durante todo o evento, a dupla Susana Nogueira e Jamil cantaram clássicos da MPB como, por exemplo, Flor de Lis do Djavan, Encontros e Despedidas da Maria Rita e Xote das Meninas de Luiz Gonzaga. Dando início a solenidade, foram chamados ao palco o Vice-prefeito Amauri Sodré, a Presidente da ASES Lyrss Cabral Buoso, a Diretora Financeira Henriette Effenberger, o ex-presidente da ASES Norberto de Moraes Alves, as Secretárias Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios) e Rose Barbosa, representando o Deputado Estadual Edmir Chedid.

A escritora Anna Servelhere deu início às comemorações declamando a poesia “A questão do não ser”. No uso da palavra, a Presidente Lyrss Cabral Buoso disse que homenagens como essa motivam a continuação do trabalho em prol da literatura. “Na ASES somos todos voluntários, estimulamos a criação literária, o aprendizado da língua portuguesa e a leitura. Estamos de portas abertas para receber novos escritores. Tenho uma gratidão imensa pela Prefeitura ter se lembrado da gente e nos feito essa homenagem”, finalizou Lyrss.

Em seguida, o Vice-prefeito Amauri Sodré e a Secretária Vanessa Nogueira entregaram à Presidente Lyrss um cartão de prata com os dizeres: “ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção - José Saramago. Uma homenagem da Prefeitura de Bragança Paulista à ASES pelo seu 27º aniversários de fundação”.

Para finalizar o evento, a dupla Susana Nogueira e Jamil, acompanhados por todos os presentes cantaram parabéns para a ASES e comeram um pedaço de bolo. Também estiveram presentes nessa comemoração o vereador Basílio Zecchini, o Tenente Fabiano Araújo Rosa, o Vice-presidente da Ases Fábio Siqueira do Amaral, membros da Diretoria Executiva e escritores da ASES e demais convidados.