Administração promove ações lúdicas para preservação do meio ambiente

Publicado em: 28/03/2019

Os cuidados com a água, bem tão precioso e necessário para vida, devem se dar ainda em suas nascentes, protegendo os locais onde a água brota da terra. Bragança Paulista está localizada em uma região agraciada por inúmeras nascentes.

Pensando nos cuidados ao meio ambiente, a Administração Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação realiza diversas ações de Educação Ambiental nas escolas municipais. Uma delas, com foco na proteção de nascentes, é a visita em campo com alunos da rede municipal de ensino para ensinar e oferecer contato direto com a natureza.

Na última quarta-feira (27/03), alunos do 4º ano da E.M. Professor Joaquim Theodoro, acompanhados pela Equipe Gestora, as coordenadoras do Centro Ambiental Sala Verde Pindorama Professoras Carolina Suppioni e Paula Trambaiole e a Equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, caminharam pelas trilhas do Parque Ecológico Municipal Bosque das Araucárias, localizado na Avenida Hélio de Alencar Judar, Pinheirais.

Durante o percurso tiveram contato direto com a fauna e a flora local. Ao chegarem á Nascente Modelo 2018, observaram o afloramento do lençol freático e receberam informações sobre o valor inestimável do local e todo cuidado que é necessário ter com o mesmo para a preservação das nascentes. Como parte do ensino, os alunos deram sua contribuição para o cuidado do Meio Ambiente, plantando uma espécie de árvore nativa, a Araucária.

As visitas de campo contam com orientações aos alunos pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente sobre a nascente, sua importância no bioma e formas de proteção. As ações são acompanhadas pelos professores, que monitoram a visita e também ensinam sobre o consumo consciente da água e a biodiversidade do parque, além da importância da preservação dessas áreas para garantia da integridade das nascentes, entre outros assuntos, de forma lúdica e didática.