Projeto Guarda Civil Municipal nas Escolas tem início em Bragança Paulista

Publicado em: 02/04/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, lançou na última segunda-feira (01/04), o Projeto Guarda Civil Municipal nas Escolas, em solenidade realizada no Gabinete do Executivo. Tal projeto visa prevenir e evitar ações como as que aconteceram na Escola Raul Brasil, em Suzano.

Na manhã desta terça-feira (02/04), os Secretários Municipais Dorival Francisco Bertin (Segurança e Defesa Civil) e Adilson Condesso (Educação), estiveram na Praça Raul Leme para uma reunião de trabalho que marcou o início dos trabalhos nas unidades escolares.

Na ocasião, o Secretário Dorival Francisco Bertin instruiu os Guardas presentes salientando que eles deverão visitar as escolas, entrar nelas, conversar com o diretor, supervisor, professores, alunos, pais ou responsáveis para se inteirarem se existe algum problema relacionado a área de segurança dentro da escola ou no entorno, para tomada de providências pela GCM. Ao final do dia, os GCMs deverão enviar um relatório ao Comandante da Guarda para que seja criado um banco de dados com todas as demandas, para viabilizar ações e medidas preventivas.

Esse trabalho acontecerá todos os dias, das 6h às 18h e todo efetivo da Guarda em serviço terá essa incumbência de passar pelas Escolas. Para melhor atender às demandas, a cidade foi dividida nas seguintes áreas: Sul/Centro, Leste/Norte e Norte, além da área livre que será de responsabilidade do Inspetor do dia, Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM), Canil e Cavalaria e viaturas operacionais.

O Secretário Adilson Condesso agradeceu aos Guardas Civis Municipais pelo trabalho que eles realizam em prol da população e, principalmente, nesse trabalho mais próximo as crianças. “Ter a GCM nas escolas dialogando com professores, diretores, ouvindo pais na hora da entrada e saída, nos traz duas questões importantes: a questão das seguranças nas escolas e a humanização da ação policial”, completou Adilson Condesso.