Administração reativa a Guarda Civil Municipal Ambiental

Publicado em: 03/04/2019

GCM Ambiental atuará principalmente na fiscalização ambiental preventiva e corretiva com a Divisão de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.

A Administração Municipal tem feito inúmeros investimentos e melhorias em prol de políticas públicas para o meio ambiente. Agregando a essas ações, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Segurança e Defesa Civil e do Meio Ambiente, está reativando a Guarda Civil Municipal Ambiental, que foi desativada na última gestão (2013-2016). 

Entendendo a importância desse serviço na fiscalização ambiental, realizando um dos compromissos assumidos no Plano de Governo da atual gestão e cumprindo a Lei Municipal nº4291/2011, que institui o regulamento e o regime disciplinar da Guarda Civil Municipal e, em seu capítulo III – a GCM Ambiental, o Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré fizeram questão de retomar essa equipe direcionada. 

A GCM Ambiental iniciou novamente suas operações nesta terça-feira (02/04), começando com um treinamento/capacitação oferecida pela equipe de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente acerca das legislações ambientais vigentes e técnicas de manejo. Outros treinamentos ainda serão oferecidos nas próximas semanas. 

A princípio, os GCMs Highara e Jocelito foram designados para compor a GCM Ambiental, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sob demanda nos demais horários, podendo ser acionada nos telefones 153 ou (11) 4035-7474 da Guarda e no (11) 4034-6780 do Meio Ambiente. 

Essa equipe tem por finalidade possibilitar a complementação da proteção do patrimônio natural do município, mediante patrulhamento ambiental por todo o município e agindo principalmente na fiscalização ambiental preventiva e corretiva, de acordo com as diretrizes e orientações da Divisão de Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. Dentre os objetivos da GCM Ambiental estão: apoiar as operações policiais, quando solicitado pelas autoridades competentes; colaborar com os demais órgãos públicos e organizações não governamentais em atividades integradas de proteção ao meio ambiente; proteger e atuar conjuntamente nas ações de Defesa Civil; proteger e fiscalizar, preventiva, permanente e comunitariamente, as áreas de preservação ambiental e de mananciais afetas ao Município de Bragança Paulista, visando prevenir e reprimir ações predatórias.