Administração Municipal continua com as ações voltadas ao controle da poluição do ar

Publicado em: 03/04/2019

Qualidade do ar é monitorada com as avaliações de opacidade nos veículos movidos a diesel da frota própria e terceirizada.

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das ações voltadas à qualidade do ar da Secretaria do Meio Ambiente, continua fazendo o monitoramento da poluição do ar na cidade. As ações ocorrem em cumprimento à Lei Complementar Municipal nº800/2015, que dispõe sobre normas para instituição do controle ambiental de poluição veicular. As inspeções da fumaça preta são realizadas em veículos movidos a óleo diesel da frota do Município e de empresas terceirizadas que prestam serviços à Prefeitura.

A fiscalização dos veículos da frota própria é realizada por meio da Escala de Ringelmann e feita visualmente com base numa escala graduada de cores, variando da cinza clara ao preto. Esse método oferece a vantagem de poder ser feita com o veículo em movimento. Já a fiscalização dos veículos da frota terceirizada é realizada por opacímetro, instrumento que mede a opacidade da fumaça emitida pelos motores a diesel.

No ciclo de 2018, foram inspecionados 125 veículos da frota própria compreendendo tratores, máquinas, caminhões, ambulâncias, entre outros, sendo todos aprovados. No mesmo ciclo, 100 veículos da frota da Prefeitura que estavam sucateados, sem condições de uso e irregulares para suas funções, foram leiloados. Todos veículos inspecionados e aprovados receberam o selo da inspeção, válido por um ano.

Neste ano, as inspeções já foram iniciadas. As Secretarias Municipais de Desenvolvimento de Agronegócios e Secretaria Municipal de Educação receberam os fiscais da Divisão de fiscalização Ambiental, nos dias 27 e 28 de março de 2019. As demais inspeções serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2019, inspecionando Corpo de Bombeiros, SAMU, Secretaria Municipal de Saúde e de Serviços.

Esta ação faz parte das medidas que contribuem para a redução da emissão excedente de poluentes atmosféricos e gases do efeito estufa. O intuito da Administração é promover a qualidade do ar do município controlando os fatores de emissão de poluentes.

Dicas para que as pessoas possam fazer a sua parte:

Não deixe o tanque na reserva – Quando deixamos o tanque na reserva, os bicos injetores ficam entupidos pelos resíduos que permanecem no fundo do tanque. Isso prejudica o motor e faz com que a evaporação de combustível seja maior, tornando-o mais poluente.

Evite arrancadas – Acelerar ou frear bruscamente quando não há necessidade faz com que o gasto de combustível seja maior. Além disso, tente não esticar tanto as marchas. Isso também faz com que seu carro consuma mais e, como consequência, polui mais o meio ambiente.

Manutenção regular – Sem dúvidas, a melhor forma de estar com seu carro sempre correto e sem poluir muito é realizando a manutenção regular. Peça para seu mecânico fazer uma revisão geral, checando catalisadores (principal agente antipoluente do veículo), filtros de ar e de combustíveis, válvulas injetoras e velas de ignição.