Equipe da Secretaria de Educação participa de atividades sobre conscientização do autismo

Publicado em: 05/04/2019

No dia mundial da conscientização do autismo, a equipe da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança Paulista participou de diversas atividades na cidade.

Na Praça Raul Leme aconteceu diversas atividades com a presença das crianças, familiares e especialistas e convidados que abordaram A INCLUSÃO SOCIAL DO AUTISTA - UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO.      

O Secretário de Educação, Professor Adilson Condesso esteve presente acompanhado da Chefe da Divisão Técnico Pedagógica, Professora Marineusa Campos de Moraes Antunes, da Assessora da Secretaria de Educação Professora Vasty Olmo, da responsável pelo NAA - Núcleo de Apoio a Aprendizagem, Professora Marisa Bigon com as especialistas que lá atuam e supervisoras da Secretaria.

Nesse ato foi lembrado que discriminação é crime e a pessoa com espectro autista é amparada pela Lei  13.146/2015  que  Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência no seu Art. 7º diz que “É dever de todos comunicar a autoridade competente qualquer forma de ameaça ou violação ao direito das pessoas com deficiência.” E  Art. 88 “Praticar , induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência – Reclusão de 1(um) a 3 (três) anos e multa , caracterizando crime na área penal.

De acordo com relatório do ano de 2018 o NAA atende 49 crianças de Educação Infantil e 47 crianças do Ensino Fundamental com autismo. Os alunos frequentam as Escolas da Rede e são acompanhados por especialistas de acordo a necessidade de cada um nesse espaço.


No Napa - Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno , o Secretário de Educação foi representado pela Professora Rosana Melli, formadora do Napa, pela Professora Marisa Bigon, responsável pelo NAA, pela Chefe de Divisão de Merenda Escolar Professora Patrícia Canquerini , pela Professora Fabiana Pallombello, formadora do Napa e pela Professora Márcia Maria de Lourenço, e participaram da palestra organizada pela Secretaria de Saúde e teve como palestrantes a psicóloga Dra. Lisandra Borges, doutora em psicologia e coordenadora na Clínica Fênix com especialidade em TEA e Ivy Mayer Scalha , terapeuta ocupacional na Clínica Fênix e Grupo Conduzir na Região Bragantina que falaram sobre o tema : CONVERSANDO SOBRE AUTISMO - DA TEORIA A PRÁTICA , esclarecendo dúvidas, explicando que autismo não é uma doença e sim uma condição e trabalhando com a conscientização - É PRECISO SABER MAIS PARA AJUDAR MAIS! 

A Administração Jesus Chedid e Professor Amauri Sodré , busca oferecer cada vez mais condições para  as escolas e Equipe Escolar proporcionarem aos portadores de necessidades especiais condições de vida iguais às que são oferecidas aos outros alunos, respeitando suas diferenças, e garantindo a integração para que todos tenham os mesmos direitos e deveres, cumprindo as propostas de Políticas Públicas do Plano de Governo da atual Administração.