Administração segue com o programa de recuperação e proteção às nascentes

Publicado em: 15/04/2019

Segunda nascente que integra o programa está localizada no Jardim São Lourenço.

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio ambiente, dá continuidade ao projeto de recuperação e proteção às nascentes do município.

A primeira nascente beneficiada com o projeto foi a situada na Avenida Ernesto Vaz de Lima, no Jardim Fraternidade, localizada numa área verde em frente ao prédio da Faculdade de Tecnologia – FATEC.

E a segunda nascente está situada na Rua Vereador Vicente de Vita, no Jardim São Lourenço. No local, a Prefeitura procedeu com o plantio de árvores no entorno, a colocação de cerca na área e a identificação do local com uma placa indicando a proteção da nascente. Trata-se de nascente que contribui para a bacia hidrográfica do Lavapés.

O Objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é recuperar a vegetação e as funções ecológicas da Área de Preservação Permanente – APP da nascente, adotando as seguintes etapas: eliminar os fatores de degradação, formigas, erosões e resíduos; implantar técnica de recuperação mais adequada; realizar os tratos culturais das áreas durante todas as fases por pelo menos 24 meses; monitorar a área em recuperação conforme a técnica de recuperação escolhida.

Nesta nascente, foi realizado o plantio de mudas de espécies arbóreas nativas de ocorrência regional (aroeira pimenteira, jenipapo, suinã e pau-viola.