Administração promove reunião com responsáveis pela Central de Regulação de Saúde do Estado de São Paulo

Atualizado em: 18/04/2019

O encontro faz parte das solicitações do Deputado Estadual Edmir Chedid junto a Secretaria de Estado da Saúde

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde desta última quarta-feira, (17/04), no auditório do Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade – CISEM, reunião com responsáveis pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para instalação de sistema informatizado de regulação médica de urgência e emergência: a CROSS microrregional.

Estes encontros fazem parte das solicitações do Deputado Estadual Edmir Chedid junto a Secretaria de Estado da Saúde, em que visa o diálogo entre municípios e estado, além de busca de melhorias.

Na ocasião, o Gerente Médico da CROSS do Estado de São Paulo, Domingos Guilherme Napoli, abordou o conceito da regulação, a regulação médica, a regulação do SUS, os motivos sociais e obrigações constitucionais para regulação, objetivos e importância estratégica da regulação, além de regulação de urgência e emergência e o histórico da CROSS.

“A região irá ganhar um sistema informatizado, em que permite agilidade no atendimento, medir os tempos de respostas, além de informar quem atende ou não, sendo um sistema transparente para urgência e emergência”, disse. Napoli acredita que os municípios poderão contar com a implantação do sistema, em torno de quinze dias a um mês, após os treinamentos.

Ao final, a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, agradeceu a presença dos 11 municípios e dos representantes do estado, responsáveis pela CROSS e disse estar otimista com esta reunião. “O SAMU Bragança já realiza a operacionalização da regulação, mas não possui o sistema informatizado. Estamos otimistas com a reunião e a implantação deste sistema CROSS microrregional para urgência e emergência”, conclui.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Saúde, Marina de Oliveira, Simone Rosa, representando o Deputado Estadual Edmir Chedid, o Gerente Médico da CROSS, Domingos Guilherme Napoli, os Médicos Reguladores da CROSS – Cardiopatia Congênita, Liane Catani e Marcelo Santin Cascapera, o Coordenador Administrativo da CROSS, Antonio Carlos dos Santos, Guaraciaba Oliveira Ferrari, Médica da DRS7 de Campinas, a Médica, Maria Auxiliadora Zanin e a Diretora da DRS7 de Campinas Maria Silvia Bergo Guerra, Secretários de Saúde da Região Bragantina, além de servidores municipais.