Município tem projeto publicado em importante e-book sobre experiência exitosa em saúde bucal

Publicado em: 22/04/2019

A Coordenação do Observatório Ibero-americano de Políticas Públicas em Saúde Bucal publicou na última quinta-feira (18/04), quatro e-books que integram o projeto SUS e Saúde Bucal no Brasil, que consiste em apresentar experiências exitosas no Sistema Único de Saúde em saúde bucal, com ênfase nos desdobramentos da Política Nacional de Saúde Bucal “Brasil Sorridente”, reconhecendo que esta é maior política pública de saúde bucal do mundo.

Na oportunidade, foram selecionadas 74 experiências exitosas em todo o país, as quais apresentam iniciativas municipais para uma saúde bucal pública de qualidade.

Com isso, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde junto a Universidade São Francisco (USF) tiveram sua experiência exitosa selecionada e constam no Capítulo “Integração ensino-serviço-comunidade: a experiência do curso de graduação em odontologia da Universidade São Francisco (USF) junto à unidade escola Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Francisco de Assis no município de Bragança Paulista – SP”, o qual relata a experiência positiva com a parceria interinstitucional permitida pelo Contato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde.

O trabalho foi elaborado por Ana Carolina da Graça Fagundes, Lúcia Aparecida Federighi Leme, Valdineia Maria Tognetti, Miguel Simão Haddad Filho, Lisamara Dias de Oliveira Negrini e Márcia Aparecida Antonio. O acesso para leitura dos e-books é através do link: http://www.fo.usp.br/?p=46931.

O Observatório Ibero-americano tem como objetivo reunir pesquisadores da América Latina, América Central e Espanha, que se dedicam ao estudo de políticas públicas em Saúde Bucal em seus países e fora dele, promover pesquisa na área e aumentar a colaboração entre os países-membros, para que a pesquisa na área de saúde pública e saúde bucal coletiva possam ganhar qualidade e quantidade de publicações e cooperação.