Secretaria de Saúde e Câmara Municipal firmam parceria para o projeto-piloto “Educação para a Paz”

Publicado em: 03/05/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Espaço do Adolescente e Câmara Municipal, firmaram parceria para a realização do projeto-piloto “Educação para a Paz”. 

De início, a proposta da vereadora e Presidente da Câmara, Beth Chedid, era trabalhar preventivamente em ações de combate à violência, com um foco específico na violência contra a mulher, com a participação de diferentes segmentos com poder e função para gerar propostas que minimizem os desafios do crescimento da violência. 

Na ocasião, foi atribuído ao Espaço do Adolescente o papel de norteador, em que delinearam um pré-projeto com propostas de ações a curto, médio e longo prazo. Em consenso, ficou definido que ações preventivas só podem ser eficientes quando iniciadas por uma “Educação para a Paz”. 

Considerando as medidas em curto prazo, foi dado foco a proposta de se fazer parceria com a Escola Estadual Fernando Amos Siriani, para utilizar uma classe piloto e posteriormente desenvolver as ações em toda escola em que seria o canteiro para espalhar sementes que possam ser cultivadas em diferentes espaços educativos. 

No primeiro contato com a sala escolhida, foi realizada uma conversa sobre o projeto “Educação para a Paz” e feito o convite para fazerem parte da ação como agentes multiplicadores. Além disso, os alunos estão colaborando com ideias para a construção de um gibi junto às professoras, Esther Eva Brinstein e Tatiana de Lima Cardoso, o qual terá recursos oriundos da Câmara Municipal. 

Em um momento posterior, foi trabalhado o tema “Educação para Paz”, através da simbologia da árvore da vida e seus frutos, onde as psicólogas Maria de Nasaré Fonseca Serpa e Tatyana Valério Wilk, levaram material para que eles pudessem montar a árvore (simbologia para Educação para Paz) e colocar os frutos (simbologia para atitudes como respeito, amor, compreensão, entre outras atitudes que geram paz).