Secretaria de Mobilidade Urbana tem novo responsável

Atualizado em: 03/05/2019

Prefeito Jesus Chedid nomeou o atual Chefe da Divisão de Operações, Sinalização e Tecnologia, para responder, cumulativamente, pela pasta.

É de conhecimento de toda a população bragantina a grande preocupação da atual Administração quanto às questões relacionadas à mobilidade urbana da cidade, visto que uma das primeiras medidas do governo foi a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana. Desde então, muitos projetos e investimentos estão sendo executados para melhorias significativas no fluxo de veículos, fluidez do tráfego, na prioridade do pedestre e do transporte coletivo, entre outros. 

No final da tarde desta quinta-feira (02/05), o Prefeito Jesus Chedid definiu a responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana a cargo do servidor Rogério Alves dos Santos, que atua na Administração como Chefe da Divisão de Operações, Sinalização e Tecnologia da mesma pasta. 

O ato foi formalizado na Portaria nº8.927/2019, publicada na última edição da Imprensa Oficial do Município. Rogério é Tecnólogo em Pavimentação (Fatec-SP) e Bacharel em Geografia (USP), traz a experiência de 32 anos em Planejamento, Gerenciamento, Projetos e Operação no Sistema de Trânsito e Transporte, Urbano e Rodoviário. 

Atua ativamente na Mobilidade Urbana e Planejamento Urbano, com visão da melhoria do desenho Urbano com a Inclusão sócio espacial. Elabora Projetos de Infraestrutura Viária, dentre os quais Corredores de Transporte, Sinalização e de soluções para o Tráfego, consultoria em Planos Diretores e Planos de Mobilidade Urbana e a Administração e Gerenciamento da Mobilidade Urbana. 

Já trabalhou na CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, na EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, sendo responsável pelos projetos de sinalização e programação semafórica do Corredor de ônibus ABD (Trólebus 33 Km), também atuou na Municipalização do Trânsito e Reformulação do Transporte dos Municípios de Cotia e de Ribeirão Pires e demais projetos/consultorias pelo País. 

Membro do Grupo de Trabalho que redigiu o Manual de Sinalização Vertical do DENATRAN (2007), Consultor em Projetos de Implantação de Corredores para Ônibus, tendo elaborado projetos para as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, na cidade de Lima (Peru) e de Planos Diretores por Fundações Públicas. 

Na Administração Pública exerceu a Diretoria dos Sistemas de Trânsito e Transporte em diversos municípios, tendo obtido o cargo de Secretário Municipal de Transportes e Trânsito de Jundiaí (em Substituição) e o cargo de Diretor de Trânsito, Transportes Públicos e Operações em Valinhos. 

Atou também na URBA - Engenharia e Design Para Cidades, na condição de Coordenador de Planos de Mobilidade Urbana nos municípios: Tietê, Socorro, Salto, Cabreúva, Capivari, Mairinque, Boituva, Sorriso(MT), Bragança Paulista e Sumaré. Nesta condição, conhece os problemas de mobilidade da cidade. 

Na ocasião, o Prefeito destacou o trabalho do Secretário de Planejamento Marcelo Alexandre Soares da Silva, que estava respondendo cumulativamente pela pasta desde o início do ano, mas reforçou a necessidade dele se dedicar à finalização do Plano Diretor, que está em fase das Audiências Públicas e de elaboração da minuta do Projeto de Lei Complementar.