Administração inicia ações do Programa Saúde na Escola do Governo Federal

Publicado em: 14/05/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, iniciou no dia 07/05, ações do Programa Saúde na Escola – PSE, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O PSE prevê ações de combate a dengue; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e dos acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal, promoção da saúde auditiva, ocular, de pediculose (piolho), escabiose (sarna) e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, dentre outros.

Caso haja alguma alteração no resultado da avaliação, o profissional fará o encaminhamento e agendamento para consulta médica ou em saúde bucal. Além disto, através da educação alimentar, as crianças abaixo do peso, com sobre peso ou obesas também serão encaminhadas.

Para o programa, foram indicadas 48 escolas públicas municipais que realizarão por dois anos atividades de educação em saúde nas escolas públicas. Os serviços ocorrerão sempre de terça ou quarta-feira, conforme cronograma pactuado com as escolas do município, através dos profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de saúde bucal.