Prefeitura realiza ciclo de formação para estagiários e pajens

Publicado em: 14/05/2019

Está acontecendo, durante o mês de maio, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA), um ciclo de formação para estagiários de Pedagogia e Pajens que acompanham os alunos especiais conduzido pelas formadoras do Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA).

 

O objetivo dessa capacitação é de que os profissionais sejam instrumentalizados a fim de atender as necessidades apresentadas pelos alunos. O profissional que acompanha o aluno com necessidades especiais precisa ser preparado par a lidar com as diferenças, com a singularidade e a diversidade de todas as crianças e não com um modelo de pensamento comum a todas elas.

 

Além disso, a capacitação visa promover por diversos meios a evolução do conhecimento dos profissionais participantes para melhor apoiarem os trabalhos dos docentes responsáveis pelas turmas, ressaltando, que cada aluno, tem sua necessidade para aprender e primeiro é preciso identificá-la.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação acredita que a adequação do ambiente, do currículo baseado nas características de cada um, evitar o excesso de estímulo visual, explicações o mais concretas possíveis com o uso de imagens e vídeos, evitar sons muito altos e diminuição na quantidade da escrita, visto que muitos sofrem nesse processo. Uma das alternativas é oferecer outros meios como oralidade ou o uso de computadores e estimular a interação com os colegas ajudam no desenvolvimento das habilidades e peculiaridades de cada um no seu próprio tempo de aprendizagem.

A presença desse profissional de apoio é indispensável a fim de estabelecer um Programa de Escolarização Individualizado, em conjunto com o professor titular da sala regular e a Equipe Gestora para que as potencialidades possam ser trabalhadas.

Cronograma de Encontros de Formação para estagiários e pajens:

13/05/19, às 7h30 – Estagiários EI (Ensino Infantil) e EF (Ensino Fundamental) do período da manhã que acompanham alunos autistas;

14/05/19, às 13h30 – Estagiários EI e EF do período da tarde que acompanham alunos autistas;

15/05/19, às 7h30 – Estagiários EI e EF do período da manhã que acompanham alunos com Deficiência Intelectual;

16/05/19, às 13h30 – Estagiários EI e EF do período da tarde que acompanham alunos com Deficiência Intelectual;

17/05/19, às 7h30 – Estagiários EI e EF do período da manhã que acompanham alunos com Deficiência Física;

20/05/19, às 13h30 – Estagiários EI e EF do período da tarde que acompanham alunos com Deficiência Física;

21/05/19, às 7h30 – Estagiários EI e EF do período da manhã que acompanham alunos com Baixa Visão, Cegueira, TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Deficiência Auditiva e Surdez;

22/05/19, às 13h30 – Estagiários EI e EF do período da tarde que acompanham alunos com Baixa Visão, Cegueira, TOD, TDAH, Deficiência Auditiva e Surdez.