Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra Crianças e Adolescentes reúne dezenas de pessoas

Publicado em: 17/05/2019

Na última quinta-feira (16/05), foi realizado, no Centro de Convivência do Idoso “Marli Aparecida Toricelli Penteado”, a abertura do Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra Crianças e Adolescentes, que teve a realização da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS).

Mais de noventa pessoas que atuam nessa área prestigiaram o evento e puderam acompanhar a palestra da psicóloga Adriana Maria Duarte Ribeiro Malta, especialista em saúde mental. “Fiquei feliz com o convite para fazer esta palestra que visa explanar este tema tão importante que envolve as crianças e adolescentes. Esse assunto tem que estar sempre em pauta na vida das pessoas e envolvendo as famílias, para que possamos cada vez mais combater esse abuso e exploração contra as crianças e adolescentes”, comentou a palestrante.

Conforme informou a Secretária da SEMADS, Margarete Alvarenga, o objetivo foi integrar os profissionais de assistência social, psicólogas e funcionários, com as entidades que são parceiros da  Secretaria para ofertar serviço de proteção social. “No próximo dia 18, é o Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual e Exploração contra Crianças e Adolescentes. Estamos realizando este encontro com importantes palestras que visa discutir este tema que está diretamente vinculado a SEMADS como Abrigo Municipal, Conselho Tutelar, Centro de Convivência, CRAS e CREAS que trabalham com as famílias e com as crianças e adolescentes, sendo uma das prioridades da Administração Jesus e Amauri”, comentou a Secretária Margarete.

A coordenadora dos Programas Sociais da SEMADS, Maria de Lourdes Diniz, acrescentou que durante toda a semana estão sendo realizadas palestras e atividades com os assistidos dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. “Esse evento foi muito importante, porque pudemos nos reunir com pessoas que atuam nesta área e discutir esse tema com o intuito de proteger nossas crianças e adolescentes. Aproveitamos a oportunidade para homenagear as assistentes sociais pelo seu dia nacional que foi comemorado no dia 15 de maio”, completou Maria de Lourdes.

A Secretaria de Saúde, Marina de Oliveira, enfatizou que é importante a união do poder público com a sociedade civil para combater esses abusos e exploração contra a criança e adolescente. “O poder público não consegue resolver esse problema sério sozinho e necessita que a sociedade civil esteja presente e atuando junto. É um absurdo sabermos que crianças e adolescentes sejam abusadas e exploradas por adultos, muitas vezes próximos da família. Com essa união e esse trabalho do poder público através da atual Administração temos a certeza que será de muita valia para a nossa sociedade”, salientou a Secretária Marina de Oliveira.

Desde o início da Gestão, a atual Administração Municipal realiza campanhas no sentido de proteger, respeitar, orientar e garantir os direitos da criança e adolescente buscando combater o trabalho infantil, a violência sexual, uso de álcool e outras drogas, crianças em situação de rua além de campanhas de eventos sociais, esportivos e culturais que envolvem os menores.