Maio Amarelo continua promovendo a conscientização sobre segurança no trânsito em Bragança Paulista

Publicado em: 20/05/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, de Cultura e Turismo, de Educação e da Juventude, Esporte e Lazer, continua com o Movimento Maio Amarelo na cidade com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida. 

O Movimento tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Trata-se de ummovimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, buscando um trânsito seguro para todos em qualquer situação. 

Em Bragança Paulista, as ações são coordenadas pelo Poder Público e têm a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. 

No último final de semana ocorreram diversas atividades na cidade, a palestra “Você no Controle”com César Urnhami, piloto e apresentador do programa Auto Esporte, da Rede Globo, Caminhada Amarela e Blitzes Educativas. 

A palestra aconteceu na sexta-feira (17/05) à noite, no Centro Comunitário da Universidade São Francisco, reunindo representantes do Poder Público, o Vice-prefeito Amauri Sodré, o Vereador Paulo Mário, o Secretário de Mobilidade Urbana Rogério Alves, a Comandante da 1ª Cia Tenente PM Camila Cristina Brancalhão Martinho, agentes de trânsito, Guardas Civis Municipais e população em geral. 

Na ocasião, Urnhani falou que todos temos um papel a cumprir para tornar o trânsito mais humano, questionando o papel que queremos cumprir nessa missão. Com vídeos e apresentações interativas, explicou que uma pequena margem de 5 km/h pode fazer toda a diferença em um acidente de trânsito.Sendo que o panorama do trânsito no Brasil só mudará quando houver conscientização por parte da população, e a diferença tem que estar em cada um

A palestra tratou de segurança, motivação, qualidade de vida e educação e comoveu a plateia com histórias emocionantes, envolvendo os participantes com temas atuais sobre o assunto, com dinamismo e bom-humor conseguiu explorar essa temática tão relevante e séria de modo a proporcionar uma importante reflexão aos participantes. 

No sábado (18/05) pela manhã, aconteceu a caminhada amarela no Lago do Taboão, com o apoio das Secretarias da Juventude, Esportes e Lazer e da Saúde (parceria com a Escola Técnica Madre Paulina, alunos do curso de enfermagem). Os participantes vestiram-se com a camiseta da campanha e caminharam no entorno do Lago. Houve distribuição do material da campanha. O evento contou com a participação do Secretário da Juventude, Esportes e Lazer Oswaldo Rodrigues Alves (Tysson). 

E no domingo (19/05), das 9h às 13h, aconteceram as Blitzes Educativas no Lago do Taboão, próximo a Feira de Artesanato, dentro do Centro de Abastecimento (Ceasinha), durante a Feira da Amizadena Av. dos Imigrantes, próximo ao Tasca. A ação contou com abordagem de condutores alertando sobre respeito à sinalização e cuidados no trânsito e distribuição de materiais educativos. Participaram agentes de trânsito e os escoteiros da cidade. 

O movimento na cidade continua até quarta-feira. Confira a programação final da campanha:

20 de maio, segunda-feira

14h– Gincana Educativa

Local: Escola Municipal Orlando Pinto de Oliveira

Ação: Com apoio da Secretaria de Educação, os professores de Educação Física, farão atividades esportivas com os alunos, com o tema segurança no trânsito 

 

21 de maio, terça-feira

19h– Mesa Redonda

Local: Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA, Rua São Bento, s/n, Vila Aparecida

Tema: “Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas”

Ação: O evento contará com a presença do Prof. Dr. Ricardo Caboclo, docente no curso de fisioterapia, supervisor de estágio, coordenador de estágio e coordenador da pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e terapia intensiva na USF, para abordar questões relacionadas a reabilitação de acidentados; do ex-Secretário de Mobilidade Urbana Sr. Manoel Marcos Botelho, com questões relacionadas à prevenção de acidentes de trânsito e seus fatores associados; Sr. Públio Ribeiro Leite, Controlador – SAMU que ponderará sobre as questões relacionadas ao atendimento de urgência de acidentes de trânsito; e a Sra. Marina de Fátima de Oliveira, Secretaria de Saúde do Município, para falar sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública do município e também mediar as discussões. 

 

22 de maio, quarta-feira

15h30– Palestra

Local: Sakata Seed Sudamérica, Av. Dr. Plínio Salgado, 4320 – Uberaba

Ação: “No trânsito, o sentido é a vida”. Palestra ministrada pela assessora Rogéria Gonçalves, com apresentação de material audiovisual