Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas” é tema de mesa redonda em alusão a campanha Maio Amarelo

Publicado em: 22/05/2019

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Mobilidade Urbana, realizaram na noite desta última terça-feira (21/05), no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno – NAPA, uma mesa redonda em alusão a campanha Maio Amarelo, com o tema ‘Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas’. O evento contou com a participação da Escola Técnica Madre Paulina, profissionais de Saúde, Secretários Municipais e também da população.

A mesa foi composta pelo Vice-prefeito Amauri Sodré, o Secretário de Mobilidade Urbana Rogério Alves dos Santos, a Secretária de Saúde Marina de Oliveira, o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Manoel Marcos Botelho, o Docente no curso de Fisioterapia, Supervisor de Estágio, Coordenador da Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva da USF, Ricardo Caboclo e pelo Controlador do SAMU Bragança, Públio Ribeiro Leite.

Na ocasião, o Vice-prefeito Amauri Sodré agradeceu a presença e participação de todos. A Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, fez a mediação das discussões e falou sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública. O ex-secretário de Mobilidade Urbana abordou questões relacionadas à prevenção de acidentes de trânsito e seus fatores associados. Já Ricardo Caboclo trouxe os informes referentes à reabilitação dos acidentados, e ao término, o Controlador do SAMU, Públio Ribeiro Leite, apresentou os números em atendimentos de urgência e emergência do município.

De acordo com os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior número de óbitos no trânsito. As vítimas de acidentes de trânsito custam 253 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que 43 mil pessoas morrem por ano, sendo a maior ocorrência entre jovens e adultos de 15 a 39 anos.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução e acidentes no trânsito, o qual deve ser seguro para todos em qualquer situação. Também estiveram presentes os Secretários Municipais Gislene Bueno (Agronegócios) e Dorival Francisco Bertin (Segurança e Defesa Civil).