Ação Intermunicipal realiza limpeza no Rio Atibaia

Publicado em: 07/06/2019

Os funcionários das Prefeituras, juntamente com a Coordenadoria Especial da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ambos de Atibaia, estiveram presentes na ação.

A Prefeitura de Bragança Paulista, em parceria com as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Piracaia e incentivada pelo Programa Município Verde-Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, promoveu neta quinta-feira (06/06), da 8h às 13:30h, uma operação que realizou a limpeza do Rio Atibaia.

A iniciativa Intermunicipal visa o desenvolvimento de ações socioambientais conjuntas, a proteção e recuperação dos cursos d´água que constituem a região de cabeceira das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os funcionários das Prefeituras, juntamente com a Coordenadoria Especial da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ambos de Atibaia, estiveram presentes na ação.

O Rio Atibaia faz parte das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e abrange áreas dos quatro municípios envolvidos na Operação Limpeza. A ação teve como objetivo minimizar os impactos causados pelo lixo, que afeta a qualidade da água e contribui para o assoreamento do local, prejudicando assim, o fluxo do rio e favorecendo as enchentes no período de chuva.

A iniciativa foi realizada através de percurso de barco nos trechos do rio, que é localizado no Município de Atibaia, da ponte Fernão Dias até a Represa da Usina. Foram recolhidos diversos tipos de resíduos sólidos, que ao final totalizaram um volume correspondente à 16 sacos de lixo de 100 litros cada.