Pela terceira vez, reunião da Comissão de Intergestores da Região de Saúde de Bragança Paulista é realizada no município

Publicado em: 12/06/2019

Na manhã da última terça-feira (11/06), foi realizada no Salão Nobre da Diretoria Regional de Ensino, uma reunião da Comissão Intergestores da Região de Saúde de Bragança Paulista (CIR), sendo esta, a terceira vez em que ela ocorre no município. O encontro contou com a presença de 10 dos 11 municípios que compõem a região, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Despertamento Regional de Saúde, Superintendência de Controle de Endemias e Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica). Essas reuniões da CIR têm como finalidade debater as pautas de relevância da região na área da Saúde.

Na oportunidade, o Coordenador Médico do SAMU Regional de Bragança Paulista, Doutor Lucas Certain, apresentou o projeto de manejo do paciente em choque hemorrágico a ser implantado, sendo pioneiro no Brasil. Já o Coordenador do SAMU Regional de Bragança Paulista, Israel da Silva, falou sobre a implantação da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde microrregional e sua relevância, o qual já está em pleno funcionamento.

No uso da palavra, o Assessor de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Marcus Leme, agradeceu a presença de todos em nome da Administração Jesus Chedid e Amauri Sodré e reforçou a importância dos repasses financeiros dos municípios ao SAMU Regional de Bragança Paulista para o melhor desenvolvimento dos serviços.

Também foram abordados os seguintes temas: atualizações de arboviroses, o Plano Operativo do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), informes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS), Atenção Básica, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro e o Corujão da Saúde.

A CIR é um órgão de instância colegiada, de natureza permanente, cujas decisões são tomadas por consenso, em conformidade com as disposições estabelecidas pelo Pacto pela Saúde – Portaria GM/MS 399 de 22 de fevereiro de 2006 – constituindo-se em um espaço de planejamento, pactuação e cogestão solidária entre os gestores municipais. O encontro acontece uma vez por mês e, cada um deles, é sediado em um dos 11 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Bragança Paulista.