Bragança Paulista é qualificada para a certificação do Programa Município VerdeAzul ciclo de 2019

Publicado em: 12/07/2019

Em solenidade realizada na cidade de Bauru, Município recebe o certificado de qualificação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Diante das ações ambientais e políticas públicas exitosas promovidas pela atual Administração em Bragança Paulista, a cidade foi qualificada para a certificação do Programa Município VerdeAzul, no ciclo de 2019. O certificado de qualificação foi entregue em solenidade realizada nesta quinta-feira (11/07), em Bauru (SP), pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

Após a notícia, o Prefeito Jesus Chedid e o Vice Amauri Sodré parabenizaram a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, comandada pela Secretário Alexandro de Souza Morais, pelos resultados apresentados na gestão ambiental da cidade e no desenvolvimento do plano de governo desta gestão. Além disso, reforçaram o empenho da Administração que segue trabalhando para a certificação na segunda etapa. 

Bragança Paulista está entre as 164 certificadas na ocasião. Atualmente, o programa conta com 638 dos 645 municípios do Estado que são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. A avaliação acontece em ciclos e a qualificação é considerada pelos participantes como um “simulado” para certificação, que ocorre ao final de cada ano. 

Representando o Município, Carolina Mourão Chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental e Coordenadora do PMVA de Bragança Paulista e Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira responsável pelo Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama receberam o certificado do Prefeito de Bauru Clodoaldo Gazetta, do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido e do Coordenador do Programa no Estado José Walter Figueiredo Silva. 

Entre os fatores que contribuíram para essa qualificação no programa, estão o desassoreamento, revitalização e sistema de proteção contra o assoreamento do lago, termo de colaboração com a Mata Ciliar para a defesa de animais silvestres, Comissão Intersetorial de Educação Ambiental, criação do Centro de Educação Ambiental, Instalação do Modelo de Sustentabilidade, incentivo fiscal para imóveis que se encontram em áreas de proteção ambiental, ações de proteção e gestão da fauna doméstica com a implantação do SAMUVET e Castramóvel, implementação do pagamento por serviços ambientais, proteção de nascentes, entre outros.