Administração apresenta demandas da cidade na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Cetesb

Publicado em: 12/07/2019

Deputado Estadual Edmir Chedid articula agenda nos órgãos estaduais para que o Executivo discuta as solicitações de Bragança diretamente os os responsáveis das pastas.

O mês de julho foi marcado por importantes articulações da Administração Municipal junto a órgãos estaduais ambientais para discussão de demandas da cidade, implantação de programas e instituição de novas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. As agendas foram intermediadas pelo Deputado Estadual Edmir Chedid que conseguiu essa oportunidade para que a cidade discutisse suas solicitações. 

Foram duas reuniões importantes, uma com o Secretário de Infraestrutura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo Marcos Rodrigues Penido e outra com a Presidente da Companhia de Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB Patrícia Faga Iglecias Lemos. 

A reunião na Secretaria do Estado com o Secretário Marcos Penido aconteceu no início do mês, dia 2 de julho, com as presenças do Deputado Edmir Chedid e do Secretário do Meio Ambiente de Bragança Paulista Alexandro de Souza Morais, além de representantes de outras cidades da região que também foram convidados pelo parlamentar. 

Na ocasião, foi reforçado o compromisso da atual gestão com as políticas públicas ambientais, falado dos esforços empregados para atingir os objetivos do Plano de Governo e do fortalecimento da gestão ambiental com a implantação das ações propostas nas diretivas do Programa Estadual Município VerdeAzul que envolvem esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. 

Assim, foi solicitado a colaboração da Secretaria de Estado para que as ações existentes sejam aprimoradas, bem como para que novos projetos ambientais sejam implantados. Dentre os pedidos do Município estavam um caminhão com equipamento acoplado para a trituração de galhos oriundos do processo de poda das árvores; prioridade nas análises dos processos de licenciamento ambiental junto à CETESB e DAEE relativos aos projetos de macrodrenagem e obras de contenção de enchentes; disponibilização do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos - Construção Civil (SIGOR - Cetesb); inserção das Unidades de Conservação instituídas pelo Município no cálculo do ICMS Ecológico; apoio aos programas de Pagamentos por Serviços Ambientais, de Arborização Urbana e de Recuperação da Mata Ciliar do Município. 

Já na Cetesb, o encontro com a Presidente da Companhia Ambiental Patrícia Iglecias aconteceu nesta quinta-feira (11/07). Oportunidade na qual foram discutidas medidas para o aprimoramento dos projetos executados pelo Município e implantação de novas ações. 

Como já discutido junto à Secretaria de Estado, dois assuntos foram priorizados nesse reunião, a prioridade nas análises dos processos de licenciamento ambiental relativos aos projetos de macrodrenagem e obras de contenção de enchentes e a disponibilização do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos - Construção Civil (SIGOR). 

O SIGOR é uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos resíduos sólidos desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias e permite o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado de São Paulo. Segundo o Secretário, Alexandro Morais, o objetivo é buscar ferramentas que auxiliem no monitoramento das ações da coleta seletiva, reciclagem e gestão Resíduos Sólidos da Construção Civil (RSCC) em Bragança Paulista, também reforçou o interesse da Administração do Prefeito Jesus Chedid e Vice Amauri Sodré em buscar ferramentas e novidades que contribuam com a gestão nesse segmento.

A avaliação dos encontros foi positiva para a Municipalidade que aguarda retornos positivos quanto às solicitações feitas.