""Julho Amarelo"" traz diversas atividades neste sábado

Atualizado em: 18/07/2019

Campanha visa promover a conscientização e prevenção contra hepatites virais durante todo o mês.

O “Julho Amarelo” é dedicado a Campanha de conscientização e prevenção a hepatites virais. Diante disto, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, promove neste sábado (20/07), diversas atividades em alusão à campanha.

Na oportunidade, o Chefe da Divisão Epidemiológica e Controle de Doenças, Rodrigo Bueno, explicou que haverá atividades de zumba, ginástica, apresentação de grupos de dança, tenda educativa sobre escorpião e dengue, aferição de pressão, além da oferta de testes rápidos e convida a população a participar. As atividades ocorrerão das 8h às 12h, na Praça Raul Leme, no Centro.

De 15 a 31, todas as unidades de saúde intensificarão a oferta de testes rápidos. Nos dias 23 e 30, datas em que ocorrem os jogos do Clube Atlético Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, será ofertado o teste na frente do estádio Nabi Abi Chedid (Nabizão). Já a Unidade de Pronto Atendimento Vila Davi, ofertará de 22 a 26, teste rápido para todos os colaboradores.

A proposta da Campanha envolve testagem para Hepatite C focada nos maiores de 40 anos, pessoas com tatuagens e piercings, usuários de drogas, risco sexual, pessoas vivendo com HIV/AIDS, trabalhadores da área de saúde, portadores de nefropatias crônicas ou em diálise, dentre outros.

Cabe ressaltar que a vacina para Hepatite B é oferecida em todas as unidades de saúde. E que, embora para a hepatite tipo C ainda não exista vacina, há tratamento para ambas no Sistema Único de Saúde (SUS).