Restauro do antigo Teatro Carlos Gomes segue em ritmo acelerado

Atualizado em: 19/07/2019

Cultura, lazer e entretenimento disponível em um só lugar será realidade em Bragança Paulista. As obras de restauro do antigo Teatro Carlos Gomes estão em ritmo acelerado com fiação elétrica instalada, fachada restaurada, contrapisos, demolição de paredes, remoção de estruturas metálicas, dentre outros serviços.

Após abrigar diversas atividades, em 2019 a Administração Municipal deu um grande passo para deixar uma marca histórica na cultura e turismo da cidade, recuperando a vocação original do prédio como um centro difusor de diversas manifestações culturais de referência nacional. 

A ordem de serviço para retomada das obras no local foi realizada no final de março com a empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás Eireli. Com o objetivo de dar continuidade nas obras iniciadas nas fases 1 e 2 que foram paralisadas, a fase 3 está sendo executada conforme o projeto do arquiteto Affonso Risi Junior, que buscou no projeto resgatar as estruturas originais do prédio, com reaproveitamento do espaço e a integração de novas funções, transformando-o em um Centro Cultural. 

Desde então, foram feitos os trabalhos: restauro da fachada, aplicação de seladora na fachada 1 da arena, demolição para instalação do portão, posicionamento do trilho do portão, aplicação de seladora no módulo 4, posicionamento de granito no módulo 4, preparo do terreno para concretagem do contrapiso, lastro de brita para concretagem do contrapiso no setor 5, concretagem do contrapiso do setor 5, posicionamento das ferragens das vergas, concretagem das vergas do setor 4, requadro de vãos, retirada da estrutura metálica do módulo 1, elevação de alvenaria de bloco de concreto no módulo 4, execução da caixa de passagem de esgoto, esquadrejamento dos banheiros do setor 5, pintura do muro externo, corte para tubulação de água fria no setor 7, posicionamento da tubulação hidrossanitária do setor 7 e do módulo 4, emboço e reboco da fachada do setor 2, 5 e 7 e do módulo 4, posicionamento de caixilhos no setor 7, complemento, posicionamento e soldagem metálica do módulo 4 e posicionamento das telhas no módulo 4. 

Por intermédio do trabalho do Deputado Estadual Edmir Chedid, a Prefeitura de Bragança Paulista conseguiu recuperar os convênios parados, para conclusão das obras do prédio que abrigou o primeiro teatro de ópera do interior do Estado de São Paulo – o Teatro Carlos Gomes. Foram conquistados junto ao DADETUR cerca de 7 milhões de reais (R$6.891.570,00) - todo o investimento do departamento para o exercício de 2018. A cidade também tem reservado para a conclusão do projeto mais 3,2 milhões do DADETUR 2019.

Os componentes que integram o projeto desse Centro Cultural são: saguões, átrio, teatro de arena para 100 espectadores, galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, recepção, pátio, guarita, sanitários, camarins, 8 salas de aula, administrativo, secretaria, elevadores, Teatro Carlos Gomes para 284 espectadores com mezaninos, sala de apoio, Secretaria de Cultura e Turismo, biblioteca adulta com acervo para 22.500 livros e biblioteca infantil mais sala de leitura, salão de atos públicos, elevador panorâmico, entre outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade.