Terceira semana do Festival de Inverno reúne diversas atividades culturais

Publicado em: 24/07/2019

O Festival de Inverno de Bragança Paulista é o maior evento de arte e cultura da região bragantina e, no decorrer de cada edição, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inova e traz inúmeras atrações para a população. Durante a terceira semana de eventos, diversas regiões da cidade receberam as atividades do festival. Entre os dias 15 e 19 de julho, o bairro da Água Comprida recebeu a oficina de Artes Cênicas, promovido pelo Instituto Entrando em Cena, na qual as crianças aprenderam um pouco mais sobre circo, dança e teatro. 

Na quarta-feira (17), o palco da Praça Raul Leme recebeu a banda Playmohits e os artistas locais com mais uma edição do tradicional Canja com Canja. Os humoristas Rogério Morgado, Felipe Mariano e Michel Elias animaram à noite de centenas de pessoas presentes no Clube de Regatas Bandeirantes. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador Paulo Mário. 

Na tarde de sexta-feira (19), a Cia. Mundu Rodá apresentou o teatro “Figuras Inesperadas”, na Praça Raul Leme. A peça conta a história de um senhor poderoso que mandou construir uma cidade para ser exemplo de modernidade, organização lucrativa e prazerosa. Jogos e divertimentos informais, a comicidade corrosiva, combativa ou despretensiosa são malvistas. Nela o artista perde a sua função, a tradição é vista com menosprezo e começa a haver um processo de divisão, higienização social e violência. O ser humano começa a perder suas raízes e o poder torna-se decadente e solitário. Para povoá-la, seu administrador, o Capitão Marinho, compra de Mestre Ambrósio, um vendedor de Figuras, um saco de figuras. O Capitão começa a expulsá-las pois elas não tem utilidade, nem dinheiro, nem qualificação para morar na cidade. Ambrósio tenta modificar algumas figuras para que elas fiquem. Enquanto figuras são expulsas, outras querem entrar. A morte de uma das figuras gera uma revolta que é sufocada. Surge um Cavalo e lidera as figuras na construção de uma outra cidade onde elas caibam. Através de uma criação cênica, a companhia promove um diálogo com as tradições populares brasileiras, mesclando teatro, dança, música e artes plásticas.

A Casa da Cultura recebeu na última sexta-feira a comédia “Cada um tem o anjo que merece”. O espetáculo conta a história de um casal, Maria Quitéria (Vida Vlatt) e Osvaldo (Elias Cardoso), que vive brigando, se desentendendo e que estão prestes a se separar, mas o que pode acontecer quando Deus envia um anjo (Pedro Fabrini) atrapalhado para salvar o relacionamento de um casal? No local, estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador Paulo Mário. Os vencedores do programa Astros, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Red Fox, encerraram à noite de sexta-feira (19) com muito country e rock’n’roll. 

A academia de passinhos, Flash Dance, esquentou a manhã de sábado (20), do público presente na Praça Central com os melhores passos de dança dos anos 70, 80, 90 e 2000. Seguindo a programação, o Mercado Municipal recebeu o melhor do sertanejo raiz com Luisinho e Orlando e a tarde a Pracinha da Vila reuniu o grupo Batuqueiros de Jorge tocando muito samba e pagode. 

À noite a banda cover dos BeeGees, os Beegees Brothers, composta pelos irmãos Anderson, André e Riccardo, cantaram diversos sucessos da banda. A banda de forró, Circuladô de Fulô, reuniu centenas de fãs na Arena do Lago e encerrou mais um sábado de eventos com diversos sucessos da banda como O Sol, a Lis e o Beija Flor, Levitar e Loucura do Amor. 

A fim de animar a manhã de domingo (21), do público presente no Ceasinha, a banda de forró de Joanópolis, Chicamandú, tocou diversas músicas do seu álbum Pra Ser Feliz e outros hits do forró. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré e a Secretária de Agronegócio Gislene Bueno. Dando continuidade com os eventos da terceira semana, o Marcão Skema, músico local, levou o melhor do MPB para o público presente no Centro de Artesanato. No período da tarde, a Praça Raul Leme recebeu bateristas de Bragança e região para o 5º Encontro de Bateras, o evento contou com o workshop do Alessandro Kelvin, sorteio de brindes e a participação da Banda Blis.  

Um dos shows mais esperados do Festival de Inverno 2019 foi o do rapper FROID, um dos principais nomes do rap nacional atualmente. O músico lotou a Arena do Lago e cantou hits como Pseudosocial, Flow Lazaro Ramos, Lamentável pt 2 e ¿Donde?. A banda de POP Rock, The Bruces, esquentou a tarde dos munícipes presentes no CILES Lavapés com um repertório repleto de Rock’n’Roll. A banda Classical Queen, cover do Queen, lendária banda britânica de rock, lotou a Praça Central com um excelente tributo aos músicos Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor. No local, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré e as Secretárias Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios).