Festival de inverno 2019 reuniu mais de 100 atividades culturais ao longo do mês de julho

Publicado em: 30/07/2019

Com o intuito de fortalecer a cultura no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu, no decorrer do mês de julho, mais de 100 atividades culturais gratuitas na 18ª edição do Festival de Inverno.

A quarta semana de eventos começou com a oficina de Marionetes de Fio, promovida pelo Pequeno Teatro do Mundo, e com a oficina de Percussão, promovida pelo Baque Lua Cris, para crianças de 7 a 12 anos, no Galpão da Igreja São Sebastião, na Água Comprida. Na quarta-feira (24), cinco artistas locais: banda Valáquia, Crista de Galo, Encantos e Prosas, Alê e Sarah Arruda, agitaram a noite de encerramento da edição de 2019 do Canja com Canja ao som de heavy metalindie/folk, MPB, blues e sertanejo. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré e a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira.

A Associação de Escritores de Bragança Paulista (ASES) realizou na última quinta-feira (25), na Câmara Municipal, o lançamento do livro Microcontando, uma coletânea de microcontos produzidos por escritores da ASES. Em seguida, Diguinho Coruja, Felipe Mariano, Michel Elias e Renan Park lotaram o salão do Clube de Regatas Bandeirantes (CRB) para a última noite de stand up do Festival de Inverno. No local, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré, a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador Paulo Mário.

Na sexta-feira (26), o teatro itinerante de marionetes, Pequeno Teatro do Mundo, estacionou a sua carroça-teatro no Parquinho do Lago para apresentar a peça “O Menino e os Sortilégios”, reunindo a criançada para um fim de tarde com muita cultura. No sábado (27), as crianças da Zona Norte também conferiram a apresentação do Pequeno Teatro do Mundo, levando mais cultura e diversão para todos os cantos da cidade. A peça “Encruzilhada: dilemas de uma adolescente”, que conta a história de uma adolescente vítima de bullying, encerrou com chave de ouro as apresentações teatrais na Casa da Cultura na última sexta-feira (26). Após o espetáculo teatral, Adriano Grineber Blues Band levou para o palco da Praça Raul Leme o blues contemporâneo com influências africanas no pré-lançamento do seu 3º álbum “108”.

No sábado (27), aconteceu a 43ª Romaria de Bragança a Bom Jesus dos Perdões e contou com a presença de aproximadamente 50 cavaleiros e charretes. O evento teve a organização do Secretário de Serviços Aniz Abib Junior, com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Saúde e Secretaria de Meio Ambiente. A concentração aconteceu no Posto de Monta e contou com a benção do Padre Gustavo. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré, o Secretário de Serviços Aniz Abib Junior, a Secretária de Agronegócios Gislene Bueno e o Vereador Paulo Mário.

No decorrer do mês, o Mercado Municipal recebeu o melhor do sertanejo raiz com Luisinho e Orlando e seus convidados, e para encerrar com chave de ouro, todos os cantores estiveram presentes no local, Jonas e Tiago e Nei Brandão e Renato. No local, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré e as Secretárias Vanessa Nogueira (Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Agronegócios). Dando continuidade aos eventos de sábado, a Zona Norte recebeu a festa julina no Parque dos Estados com muitas brincadeiras para as crianças, comidas e música. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador Mário B Silva.

O espaço FloreSer ETI recebeu, durante o mês de julho, o teatro “Ícaro – A Casa” e, devido ao grande sucesso, foi prorrogada a exibição da peça para os dias 03 e 04 de agosto, para participar é necessário realizar a inscrição através do link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScR3iW-otjDkHpjcIm9YviulDTGU9HnBbtryKHqZuGFrXp2bQ/viewforme para mais informações ligue (11) 95066-0251.

A Orleans Street Jazz Band, street band de jazz tradicional, típica de New Orleans, agitou à noite do público presente na Praça Raul Leme cantando e tocando no meio do público. O destaque da última semana foi o show da banda de reggae, Chimarruts, na Arena do Lago, que teve recorde de público, atraindo milhares de pessoas. A banda cantou diversos sucessos como Versos Simples, Do Lado de Cá e Meu Erro, além da homenagem ao Bob Marley e Natiruts.

O último dia de atividades do festival contou com diversas atividades em diversos pontos da cidade como Ceasinha, Napa, Praça Raul Leme e Lago do Taboão. A caminhada de São Tiago de Bragança deu início os eventos de domingo, saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida com destino ao morro de São Tiago de Bragança, na Fazenda Serrinha. Durante o percurso, os peregrinos passaram por sete igrejas como a Capela Santa Filomena e Santo Expedito, Igreja São João Batista, Igreja Santa Rita, Igreja Nha Chica, Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Judas Tadeu e Igreja São Sebastião.

Em seguida, o público prestigiou a apresentação da orquestra “Boas Novas”, na Praça Raul Leme, e o show do Mococa e Paraíso, no Ceasinha, reunindo centenas de fãs da dupla sertaneja. No local, estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador José Gabriel. O grupo de teatro Embarque Cultural apresentou no último domingo (28), no Núcleo de Apoio ao Professor (NAPA), o espetáculo “O Mágico de Mundo Oz”, reunindo crianças de diversas idades.

O encerramento oficial do Festival de Inverno 2019 aconteceu no último domingo (28), na Praça Raul Leme, com o show espetacular da Angélica Sansone, realizando um tributo à Elis Regina. A fim de marcar o encerramento do festival, a Administração Municipal preparou um espaço temático, com neve artificial e boneco de neve, para que os munícipes tirassem fotos e interagissem nas redes sociais. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré, a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira e o Vereador Paulo Mário.