Unidades de Saúde alertam para a importância da amamentação

Publicado em: 02/08/2019

Em alusão à Campanha Anual de Incentivo à amamentação, comemorada na primeira semana de agosto, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a importância da amamentação e do amparo de toda rede de apoio (famílias, amigos, profissionais de saúde, empresários) aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando. Durante a semana, todas as 29 unidades de saúde realizarão palestras, orientações, dicas, além de tirar dúvidas dos pacientes sobre o assunto.

 

Neste sábado (03/08), a partir das 10h, na Arena do Lago, acontece o 4° Mamaço, promovido pelo Complexo Hospitalar Santa Casa, em que serão realizadas diversas atividades com profissionais da área de enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia e convida a população a participar.

 

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

 

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o 6° mês de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS e UNICEF, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6° mês de vida.