GCM participa do V Congresso Brasileiro de Guardas Municipais em Vinhedo

Publicado em: 16/08/2019

Bragança Paulista participou, na última semana (06/08 a 08/08), do V Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, em Vinhedo - SP. A solenidade teve a finalidade de abordar temas alusivos às atividades das Guardas Municipais de todo o Brasil. 

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, o Corregedor da Guarda Civil Municipal (GCM), Alan Tomaz Raponi, o Chefe de Divisão GCM, Alexsandro Olegário da Silva e o Guarda Civil, Adilson Gonzales. 

Entre as autoridades presentes estavam também o Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Coordenador da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e Coronel do Exército Brasileiro, José Arnon dos Santos Guerra, o General Carlos Sérgio Câmara Saú, o Coronel do Exército Brasileiro (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), Márcio Schiavon e o Delegado de Polícia, Dr. Diógenenes Peres de Souza. 

Durante os três dias de palestras foram abordados temas sobre a aplicação da Lei do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que prevê a participação ativa das GCMs no contexto Nacional, o novo contexto da Segurança Pública, autorização de produtos controlados para GCMs, atuação preventiva no ambiente escolar, eficiência dos agentes e os novos Decretos de Armas e portes. 

No último dia, a comissão organizadora e o Presidente do evento, Carlos Alexandre Braga, ex-comandante da Guarda Metropolitana de São Paulo, realizou uma mesa diretiva com a presença de autoridades locais e de outros estados para discutir a inclusão das Guardas na reforma da Previdência Social. 

A solenidade foi encerrada com o encontro de viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMUs). O Guarda Civil Municipal, Alan Tomaz Raponi, recebeu uma medalha de honra ao mérito pelos bons serviços prestados à população.