Administração participa da 4ª reunião da APRECESP em Ilhabela

Publicado em: 21/08/2019

Os membros da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), realizaram na última sexta-feira (16), a 4ª reunião ordinária de Prefeitos em Ilhabela – SP.

Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito de Bragança Paulista Jesus Chedid e a Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira, representando o município de Bragança. O Deputado Estadual Edmir Chedid também esteve defendendo os interesses da Região Bragantina.

A pauta principal da reunião foi o repasse da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) para as prefeituras estâncias. O recurso é utilizado, entre outras atribuições, para transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estânciasO Secretário-Executivo da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Marcelo Costa, apresentou os dados mais recentes, além de anunciar a assinatura de convênios no próximo dia 26 de agosto.

Ao longo do plenário, prefeitos das estâncias cobraram mais agilidade e criticaram a redução de valores de recursos estaduais para o Turismo, manifestando a sua insatisfação com a demora nos repasses estaduais de recursos aos municípios, o contingenciamento de novos investimentos e o caos que a paralisação das obras tem causado em suas cidades.

O presidente da Aprecesp, Prefeito de Santa Rita do Passa Quatro Leandro Pilha, explicou que houve avanços desde a última reunião em Bragança Paulista. “Conseguimos a liberação de R$ 100 milhões que estavam contingenciados, conforme anúncio do Vice-Governador Rodrigo Garcia, mas ainda há muito o que lutar pelo direito das estânciasQuestões como os repasses DADETUR deste ano, o cancelamento de convênios 2018, o pagamento de convênios dos anos anteriores, a redução de valores para cada estância, assim como, os convênios de 2020, um ano eleitoral, ainda precisam ser rapidamente equacionados. O governador João Doria anunciou recentemente que o setor de turismo cresceu 7,7% no primeiro trimestre deste ano, destacou que representa 10% do PIB paulista e deve movimentar R$ 279 bilhões em 2019, portanto, ele sabe da sua importância e acredito que vamos chegar a um consenso para que o turismo paulista continue a crescer, gerar empregos e renda em nosso Estado”, destacou e presidente da entidade, Leandro Pilha. 

A APRECESP é uma instituição privada e sem fins lucrativos, criada em 1985 com o intuito de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Atualmente, reúne 70 estâncias, divididas entre balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas.