Administração inaugura nova Instalação Modelo Sustentável no Polo UAB

Publicado em: 06/09/2019

Equipamentos e modelos de referência sustentáveis integram as ações da Prefeitura.

A Administração Municipal vem trabalhando para promover constantes melhorias na qualidade de vida da população bragantina. Dentro desse compromisso com a comunidade, o Meio Ambiente tem sido um dos temas principais da atuação desta gestão, cujo intuito é proporcionar melhorias na área e, consequentemente, favorecer a adoção de ações sustentáveis no município. 

Num trabalho conjunto, as Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente vem desenvolvendo ações conjuntas para a concretização de objetivos comuns que envolvem também o planejamento da educação, economia e cultura para organização de uma sociedade forte, saudável e justa, ou seja, sustentável. 

Nessa linha, a Prefeitura inaugurou mais uma instalação modelo sustentável no final da tarde desta quinta-feira (05/09) no Polo de Bragança Paulista da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB). Bragança Paulista tem mais uma Instalação Modelo de Sustentabilidade no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA. 

Os Secretários Alexandro de Souza Morais (do Meio Ambiente) e Adilson Condesso (de Educação) trabalharam em conjunto para concretizar a implantação da “Instalação Modelo de Sustentabilidade” com uma série de medidas de adequação ao clima, redução no consumo de água e energia elétrica, aproveitamento dos materiais disponíveis na região, adoção do reuso e reciclagem, valorização dos elementos naturais, entre outras. 

Dentre os itens sustentáveis que tornam o espaço modelo, estão: acessibilidade; caixa acoplada; chão de pedrisco; composteira; horta vertical; iluminação natural; solo permeável; torneiras temporizadas; redutores de vazão para torneiras; ventilação cruzada; utilização de ventiladores; decoração sustentável; separação dos resíduos: seco e úmido; paredes brancas para ampliação da claridade; cisterna; horta orgânica; coleta de óleo e pilhas; campanha diminuir o consumo de copos descartáveis; substituição das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED na biblioteca, laboratório e secretaria. 

O intuito da iniciativa, além de apresentar à população que a instalação de itens simples e de fácil acesso pode contribuir efetivamente com um mundo mais sustentável, é buscar o equilíbrio entre as áreas naturais e as construções civis, diminuindo os impactos ambientais provenientes dessas obras. Isso utilizando ações que reduzam a geração de resíduos e otimizem o consumo de materiais e energia, preservando o ambiente natural. 

Estiveram presentes na solenidade o Vice-prefeito Amauri Sodré, representando o Prefeito Jesus Chedid, os Secretários Alexandro de Souza Morais (do Meio Ambiente) e Adilson Condesso (de Educação), as chefes de Divisões Carolina Mourão (Fiscalização Ambiental), Nádia Zacharczuk (Desenvolvimento Ambiental), Ana Elisa Cardoso do Nascimento (Bem-Estar Animal), Rosângela Aparecida Rodrigues Gonçalves (Contabilidade), as representantes do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama Profª Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira e Profª Paula Trambaiole Lima que contribuíram para a instalação sustentável, a Coordenadora do Polo UAB Sandra Helena Leme dos Santos Silva, a equipe técnica-pedagógica e demais profissionais da Secretaria de Educação e Simone Rosa, assessora do Deputado Estadual Edmir Chedid.