9º Festival da Linguiça reúne mais de 70 mil visitantes ao longo do evento 

Publicado em: 16/09/2019

O festival ressalta as características do município e movimenta a economia local.

Visando aquecer o turismo com uma das principais características culturais e gastronômicas do município - a produção de linguiça artesanal, e auxiliar na economia local, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento dos Agronegócios e de Cultura e Turismo, e a Associação dos Produtores de Linguiças e Embutidos de Bragança Paulista (ALBRAG) promoveram a 9ª edição do tradicional Festival da Linguiça de Bragança Paulista que aconteceu de 6 a 8 e de 13 a 15 de setembro.

O festival reforça a identidade local e atua como uma importante atividade econômica para o município, visto que além de ter sido adotada como elemento de identificação para a estruturação cultural e turística, o evento gerou, aproximadamente, 500 empregos diretos.

Nesta edição, o evento contou com a participação de nove produtores de linguiça artesanal que apresentaram, de diversas formas, inúmeros tipos e sabores da iguaria, além das atrações para agradar ao público, como espaço kids, programação musical, com shows do sertanejo ao pop rock, eventos gastronômicos, passeio de balão e helicóptero, artesanato, paintboll e entre outros. Atividades para agradar toda a família. 

Bragança Paulista já foi reconhecida nacionalmente, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJ), como a Capital Nacional da Linguiça Artesanal, o Projeto de Lei de autoria do Deputado Federal Herculano Passos segue para tramitação no Senado Federal.

O Parlamentar esteve na festa no sábado, assim como o Deputado Estadual Edmir Chedid e o Prefeito Jesus Chedid que se manifestaram felizes em recebê-lo na cidade, um Deputado presente e que ajuda Bragança com recursos para saúde e infraestrutura. Na ocasião, falaram dos potenciais turísticos do município e de como o setor gera emprego e desenvolvimento.

Na noite de sexta-feira, quem também prestigiou o evento foi o Deputado Federal Vanderlei Macris, outro parlamentar que tem destinado recursos à cidade.

Com todos os avanços, a Administração Municipal acredita no crescimento exponencial do festival, com grande destaque para o Município no cenário nacional como destino turístico, além do fortalecimento da identidade cultural e gastronômica bragantina.

Na noite de domingo, marcando o encerramento do evento, o Prefeito Jesus Chedid expressou o sentimento de gratidão por mais um festival bem realizado, organizado, seguro para toda a família e a preparação para o próximo ano.

Durante os dois finais de semana de evento, o recinto do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta) recebeu mais de 70 mil visitantes de diversas localidades do país, incluindo autoridades, como o Deputado Federal Herculano Passos, o Deputado Federal Vanderlei Macris, o Deputado Estadual Edmir Chedid, o Prefeito de Bragança Paulista Jesus Chedid, o Vice-Prefeito Amauri Sodré, Vanessa Nogueira (Secretária de Cultura e Turismo) e Gislene Bueno (Secretária de Agronegócios) e demais secretários municipais, além dos vereadores da Câmara Municipal.