Bragança Paulista participa do “Dia de Campo: Caminhos AGRO SP”

Publicado em: 16/09/2019

Visando promover o desenvolvimento rural sustentável, na última quinta-feira (12/09), Bragança Paulista participou da ação “Dia de Campo: Caminhos do AGRO SP”, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. O evento é uma atividade alusiva ao projeto Cidadania no Campo - programa estratégico idealizado pela Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Na ocasião, o Governador do Estado de São Paulo João Dória assinou o Decreto 64.467, que reformula o Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento (SEEIA), passando a se chamar Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - Cidadania no Campo, dessa forma, por meio do “Cidadania no Campo 2030”, esse sistema tem a finalidade de viabilizar a expansão agropecuária em São Paulo.

Segundo o Governo de SP, o sistema incentivará a implementação de ações estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista, integrando órgãos e entidades da Administração Pública do Estado, dos Municípios e da sociedade civil organizada. “O agronegócio é prioridade no Governo de São Paulo, temos viajado pro exterior em busca de investimentos e tecnologia para o campo, assim, vamos ampliar os recursos em pesquisa e apoiar o produtor com os programas da Desenvolve SP, para subsidiar investimentos em novas tecnologias e melhorar o resultado do agronegócio paulista”, afirmou Doria.

Sobre isso, a Secretária Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios Gislene Bueno salientou a importância da ação em relação as alterações do formato do modelo que regula os convênios “Cidadania do Campo”, pois tais atividades são efetuadas para que o homem do campo possa manter a estrutura do seu trabalho, através de melhorias na zona rural, na área da saúde, segurança, educação e zeladoria pública, trabalho que vem sendo realizado pela Administração Municipal e que garantiu a premiação de Bragança Paulista no 1º Prêmio Cidadania no Campo.

Em relação ao incentivo que Bragança Paulista oferece aos produtores rurais, o Secretário de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira, salientou que o município é um grande Polo Agropecuário, além de ser um destaque no Interior Paulista. “Bragança é um exemplo de trabalho bem-sucedido nesta integração entre o campo e a cidade, pois deu um passo adiante. A cidade tem uma identidade com a produção de diversos produtos e oferecidos no mercado local aos pequenos produtores, assim como a preocupação da atual Gestão com o território rural, sendo um exemplo aos municípios do Estado de São Paulo”, declarou.

O evento contou também com a presença da esposa do Governador do Estado de São Paulo Bia Doria, do Vice-prefeito de Campinas Henrique Magalhães Teixeira, do Deputado Federal Paulinho da Força, além de outros Deputados Estaduais, produtores, comerciantes do setor agrícola e demais convidados.