Museu Municipal Oswaldo Russomano participa da 13ª Primavera dos Museus

Publicado em: 20/09/2019

O evento proporciona ao público uma temporada de atividades culturais.

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove, de 23 a 29 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus. O evento é uma temporada cultural, no qual museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e entre outros.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Municipal Oswaldo Russomano, participa da 13ª Primavera dos Museus nos dias 27 e 28 de setembro.

Neste ano, a instituição, localizada na Rua Coronel João Leme, 520 – Centro, proporciona ao público a exibição do curta-documentário “Cultura Fantasma, se não me identifico, não vejo”, ação realizada pelos participantes da Oficina “Documentário nas Redes”, patrocinada pela SMCT durante o Maio Cultural, e palestras com o professor Mathias de Abreu Lima Filho e com a professora Dra. Maria de Fátima Guimarães.

A exibição do filme ocorre no dia 27/09, das 15h às 16h, e a palestra com Mathias Filho acontece no dia 28/09, das 10h às 12h, e, no mesmo dia, das 14h30 às 15h30, a palestra com Maria de Fátima.

O professor Mathias Filho, graduado em Psicologia e Mestre em Filosofia pela PUC-SP, falará sobre a importância de doze grandes museus ao redor do mundo e a importância de diversas obras expostas nos locais. A professora Maria de Fátima, doutora em Educação pela UNICAMP, tratará sobre as potencialidades do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH/USF) para pesquisas em história e historiografia da educação brasileira.

O tema da edição é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, o assunto permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais.

A Secretária de Cultura e Turismo Vanessa Nogueira ressalta que “a participação do museu na 13ª edição do evento é de extrema importância para a cultura do município, visto que a atividade atua como mais uma opção de entretenimento e enriquece a bagagem cultural da população.”