IV Bragantequinha: alunos da rede municipal de ensino participam do evento  

Publicado em: 24/09/2019

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campos de Bragança Paulista promoveu a IX BRAGANTEC - Feira de Ciência e Tecnologia idealizada pelo IFSP. Durante a exposição, ocorreu a IV Bragantequinha, com a participação de diversos alunos de três Escolas Municipais, a fim de apresentar projetos inovadores e significativos à aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Participaram 15 alunos de cada escola, acompanhados do professor responsável pelo projeto, coordenadores e diretores das unidades escolares. O Evento foi aberto ao público e recebeu vários visitantes, entre eles, a Equipe da Secretaria de Educação e o Secretário de Educação Adilson Condesso.

Alunos da E.M. Coronel Ladislau Leme desenvolveram um projeto com o tema “Identificando a presença de microrganismos - Caçadores de Microrganismos”. O trabalho foi elaborado por meio dos ensinamentos da disciplina de Ciências e baseado na importância dos hábitos de higiene. Os experimentos se pautaram na verificação da existência de bactérias e outros microrganismos em parte do corpo e objetos usados no dia a dia pelos alunos.

A E.M. Professor Carlos Frederico dos Santos Silva apresentou o projeto “Biodiversidade - Animais do Bioma Brasileiro”. Os estudantes realizaram um estudo em sala de aula sobre a biodiversidade, exibiram um animal característico de cada bioma brasileiro, com auxilio nos conhecimentos na área de Robótica.

Duas turmas da E.M. Desembargador Professor Doutor Paulo Sérgio F. de Oliveira participaram do evento. Um dos projetos, “Criar, Programar e Reciclar - Robótica Educacional”, foi apresentado por meio dos kits de montagem e de materiais reciclados. Já o outro tema foi “Montagens nos anos iniciais - Robótica na Escola”, do qual foram expostas montagens realizadas com peças do kit de robótica, com giro e rotação.

O Prefeito Jesus Chedid e o Vice-Prefeito Amauri Sodré têm como uma de suas prioridades desenvolver, estimular e aprimorar o conhecimento humano, assim como a intelectualidade. Dessa forma, por meio da SME incentiva o evento do Instituto Federal no município, pois entende que é algo de extrema importância na troca de experiência e conhecimento entre os alunos, ação que efetiva o desenvolvimento global das habilidades pedagógicas e pessoais dos estudantes.