Projeto Piloto Floresta Urbana é implantado na Avenida Marrey Junior

Publicado em: 27/09/2019

Buscando incrementar a cobertura vegetal no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou nesta semana a implantação do projeto “Piloto Floresta Urbana”, com o plantio de 30 novas árvores (12 ipês-amarelos, 3 ipês-roxos, 3 ipês-brancos, 12 quaresmeiras), na Avenida Adriano Marrey Júnior.

Essa iniciativa atende uma das diretivas de arborização urbana, propostas pelo Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, visando a melhoria da qualidade ambiental no meio urbano e trazendo benefícios ambientais que servirão de inspiração e referência para que a arborização urbana planejada aconteça por toda a cidade.

A Avenida Marrey Júnior, está localizada em uma das regiões mais antigas da cidade e apresenta grande movimentação ocasionada por sua vocação comercial e residencial. Apesar de alguns lotes estarem comprometidos por entradas de garagens, postes, placas e demais equipamentos urbanos, tal peculiaridade é amenizada pela existência de amplo canteiro central livre de fiação elétrica e demais conflitos, onde foi realizada a implantação dessas árvores.

A vegetação urbana trará melhorias na qualidade do ar, temperatura do ambiente, além de proporcionar sombra, beleza estética e muitos benefícios à população urbana. Podem mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de calor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água.

Outra capacidade das árvores nas cidades é seu papel atenuante do calor exalado de concretos, asfaltos e áreas edificadas. Nesse sentido, a arborização doa a sua contribuição na conservação do asfalto, pois a projeção das sombras oferecidas pelas árvores reduz a temperatura e a amplitude térmica, a volatilização de compostos e desagregação do material asfáltico devido à dilatação e contração do material, diminuindo assim as manutenções constantes.