Nova fiscalização apreende 83 aves silvestres em Bragança Paulista

Publicado em: 01/10/2019

Responsável pela captura e cativeiro das aves foi multado pela Prefeitura e o caso encaminhado ao Plantão Policial para o registro da ocorrência como crime ambiental.

Após denúncia, as Secretarias do Meio Ambiente e de Segurança e Defesa Civil - Guarda Civil Ambiental, em ação conjunta à Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEM), realizou uma fiscalização em bairro da Zona Rural que resultou na apreensão de 83 aves silvestres capturadas e mantidas em cativeiro irregularmente, além de 3 arapucas.

A ação de fiscalização aconteceu na manhã desta segunda-feira (30/09), no bairro Biriçá do Campinho. No local, foram encontradas aves regularizadas, mas muitas em situação irregular. Os pássaros apreendidos eram das espécies Trinca-Ferro (4), Colerinha (57), Pintassilgo (5), Canário-da-terra (15) e Papa-Capim (2), e foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Associação Mata Ciliar – Organização Social Civil conveniada com a Prefeitura para proteção e reabilitação da fauna silvestre – até estarem aptos à soltura.

Após autuação, o responsável pelos animais e pelas armadilhas foi conduzido ao Departamento de Polícia para registro de ocorrência pela Lei de Crimes Ambientais, além de infração ambiental municipal pelo ato e multa no valor de R$46.500,00.

A Prefeitura ressalta que as ações de fiscalização são contínuas e adverte a população que a captura e manutenção de animais silvestres em cativeiro é Crime Ambiental e orienta quem souber dessas ocorrências a realizar a denúncia na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Rua Madre Paulina, 301, Dantas, Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4034-6780.