13ª edição da Primavera dos Museus ocorre em Bragança Paulista

Publicado em: 03/10/2019

A atividade permite que as pessoas explorem o cotidiano museológico, além de aproximar a população da cultura local.

A fim de ofertar ao público atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), oferece a 13ª Primavera dos Museus.

Neste ano, o tema escolhido foi “Museus por dentro, por dentro dos museus” permitindo que os interessados explorem os aspectos do cotidiano museológico, além de aproximar o munícipe da cultura local.

Durante o primeiro dia de evento, a população prestigiou o curta-documentário “Cultura Fantasma – se não me identifico, não vejo”. Por meio do ponto de vista de pessoas que ajudam a fomentar a cultura na cidade, o projeto mostra o que cada indivíduo entende e denomina ser cultura.

No segundo dia de atividade, o público presente conferiu a palestra “Grandes Museus do mundo e suas obras mais significativas”ministrada pelo Prof° Mathias de Abreu Lima. Ao longo da apresentação, o palestrante falou sobre diversos museus ao redor do mundo, dentre eles Galleria Borghese, Metropolitan Museum of Art, Isabella Stewart Gardner Museum, Museo Archeologico Nazionale di Napoli, além de citar algumas obras presentes em cada local.

Encerrando a 13ª Primavera dos Museus, a Profa. Dra. Maria de Fátima Guimarães palestrou sobre o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) e as suas potencialidades para pesquisa. Além disso, as alunas da E.E Luiz Roberto Pinheiro Alegretti apresentaram um acróstico, de autoria das estudantes, sobre o tema da 13ª edição do evento “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

O Museu Municipal Oswaldo Russomano está situado na R. Cel João Leme, 520 – Centro e funciona de terça a sexta-feira, das 09h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h, e segue a sua programação ao longo do ano com visitas agendadas ou não. Para mais informações (11) 4033-7566.